De tempos em tempos a menstruação marca presença no nosso dia a dia, mas quando ela não aparece no período certo - principalmente se ela ficar muito tempo sem vir - ficamos muito apreensivas do que pode estar acontecendo.

Chamada de amenorreia pelos especialistas, a ausência da menstruação pode ser resultado de diversos problemas da nossa saúde¹. Você está passando por algo parecido? Que bom que você veio procurar informações a respeito!

Para tentar ajudar você, vamos falar sobre o que pode ser a ausência de menstruação no seu organismo. Quer saber mais? Vem com a gente! <3

Tipos de ausência de menstruação

Quando falamos de ausência de menstruação, muitas mulheres ligam esse problema com a possibilidade de uma gravidez, mas é válido alertar que esse não é o único fator para sua menstruação atrasar ou não aparecer².

De maneira mais clara, a amenorreia é considerada como a ausência da menstruação entre a época da primeira menstruação e a menopausa. Por causa disso, podemos dividir esse problema em duas categorias: a amenorreia primária e a secundária¹,

No caso da amenorreia primária, o problema está conectado com a primeira menstruação ou a falta dela. Ou seja, ela está vinculada com o fato de uma adolescente não ter menstruado ainda até o seus 16 anos¹.

Já no caso da amenorreia secundária, é quando a menstruação das mulheres adultas acaba não sendo regular por três ciclos consecutivos¹ e até mesmo por um período maior de tempo.  

Mas afinal, o que pode ser?

Se você acha que se enquadra em um dos dois tipos de amenorreia citados acima, há alguns fatores que podem estar causando o atraso da sua menstruação, como por exemplo:

Estresse

Mulheres que possuem uma sensibilidade maior com questões emocionais e fatores estressantes possuem a tendência a terem o seu ciclo menstrual alterado por causa disso, ou até mesmo não menstruarem por um certo período².

Excesso de exercícios físicos

Se você pratica muito esforço físico ou pratica esportes que exigem controle excessivo de peso, pode ser que o atraso da primeira menstruação ou a ausência dela no seu ciclo regular esteja vinculado a esse estilo de vida².

Distúrbios alimentares

Se você mudar a sua dieta, adicionando ou retirando alimentos regulares da sua rotina, isso pode afetar também o seu ciclo menstrual, gerando atrasos e até mesmo a ausência de menstruação².

Obesidade ou desnutrição

Pode estar ou não conectado com o fator acima, mas mulheres ou adolescentes que possuem problemas relacionados ao seu peso também possuem a tendência a terem distúrbios do seu ciclo menstrual².

Agora que você já sabe o que pode estar causando a ausência da sua menstruação, a nossa dica é que você procure um ginecologista para acompanhar o seu caso de perto. Somente ele poderá dar o diagnóstico correto do seu problema! Não esqueça de dar uma olhadinha na seção de dicas do site de Buscofem ou no app Sai Cólica para saber mais informações sobre o seu corpo e sua menstruação!

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. Por ser líquido, não demora para ser absorvido pelo organismo, promovendo o alívio 2x mais rápido que comprimidos4. Seu formato em cápsula liquigel torna muito mais fácil de engolir! Para mais informações, consulte a bula de Buscofem!

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem (Ibuprofeno 400mg) é um medicamento analgésico em cápsulas Liqui-Gels®, composto por Ibuprofeno 400mg. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Novembro/2018.

 

Referências:

1 - Halbe, HW. Amenorreia. Revista de Medicina, 1976 Disponível em https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/download/57912/60967

2 - Beznos GW. Distúrbios menstruais. Pediatr Mod. Ago 2002; 38(8): 372-375. Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=2062&fase=imprime

3 - Bula Buscofem® - Bula do paciente Buscofem® [Internet]. [Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=1160512017&pIdAnexo=4714449]

4 - Mendes, GD; Mendes, FD; Domingues, CC; Oliveira, RA de; Silva, MA da; Chen, LS; et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol Ther. 2008