Chás para a Cólica 

Não é novidade que as mulheres são cheias de truques caseiros para driblar a cólica menstrual de todo mês. São segredos que passam de geração para geração, quase como uma herança familiar. Todo mundo tem uma receitinha de chá poderosa que a vó ensinou para melhorar o humor ou aliviar a cólica menstrual durante aqueles dias. Mesmo que não entendamos o motivo, o chá é uma solução simples e muito gostosa para amenizar as dores e outros sintomas da temida TPM.

A verdade é que a maioria das plantas que usamos para fazer chás possuem ricas propriedades medicinais. As mais interessantes no combate à cólica são as propriedades:

  • -Antiespasmódica: Inibe as contrações do tecido muscular liso (tecido que constitui o útero);
  • - Anti-inflamatória: Diminui o fluxo menstrual e inibem as prostaglandinas (substâncias que fazem o útero contrair durante a menstruação, causando a cólica);
  • - Analgésica: Ameniza ou interrompe as vias de transmissão nervosa, suprimindo a dor;
  • - Sedativa: Diminui a dor e combate a insônia, os estados de ansiedade e de agitação.

Estas propriedades e seus efeitos são componentes  de vários remédios que tomamos ocasionalmente. Contudo, elas também podem ser encontradas em sua forma natural, com graus variáveis de alívio sintomático¹. A fitoterapia, nome dado ao tratamento de doenças à base de plantas medicinais, é uma grande aliada da mulher quando o assunto é cólica menstrual. Os chás que podem trazer benefícios no período menstrual, levando em conta suas propriedades, são feitos de:

  • - Hortelã
  • - Erva-Doce
  • - Camomila
  • - Folha de laranjeira

Vale ressaltar que além do princípio ativo que é encontrado na planta, o chá também tem seu mérito por ser uma bebida quentinha e confortante.

Dicas para o preparo:

Alguns cuidados na hora de ferver a água são importantes para conservar as propriedades terapêuticas das plantas. Não use leiteira de alumínio nem esquente a água no micro-ondas.

Relaxar e se distrair pode ajudar a diminuir as cólicas menstruais. Conte com com o app de Buscofem, o Sai Cólica. Ele tem joguinhos superdivertidos que vão te ajudar a passar o tempo e desfocar das cólicas. Além disso, o Sai Cólica também tem um calendário para você configurar conforme seu ciclo menstrual e o acompanhar. O app, gratuito, está disponível para Android e iOS.

O chá é uma solução simples e muito gostosa para amenizar as dores e outros sintomas da temida TPM.

Referência:

1) Rezende HA, Cocco MIM. A utilização de fitoterapia no cotidiano de uma população rural. Rev Esc Enferm. USP 2002; 36(3): 282-8.