A cólica menstrual, também conhecida como dismenorreia, é um dos sintomas que mais nos incomodam durante a menstruação¹. Além daquelador chata na parte de baixo da barriga, a cólica também pode se espalhar para outras regiões do corpo, como costas e pernas – e, ainda, vir acompanhada de outros desconfortos, como dor de cabeça e náuseas¹.

Tudo isso é capaz de causar vários transtornos quando estamos naqueles dias; afetando, inclusive, a nossa rotina¹. Ainda bem que existem várias formas de lidar com isso de forma simples e eficaz!

Ficou curiosa? Então venha com a gente e confira algumas dicas de como diminuir a cólica e ainda se divertir enquanto faz isso! <3

❤ Aplique calor no local

Esse é um truque que toda garota deve ter na manga e que as nossas mães aprenderam também com as mães delas. O calor é uma das formas mais eficazes de aliviar a cólica¹'²! Isso porque, quando aplicado diretamente sobre o foco da dor, o calor dilata os vasos sanguíneos que irrigam o útero, diminuindo as contrações que causam a dor².

Você pode fazer isso tanto usando uma compressa como uma bolsa de água quente². Tudo o que precisa é colocar sobre a barriga quando estiver com cólica e deixar o calor agir. E você também pode usar o app Sai Cólica para se distrair enquanto espera, divertindo-se com vários jogos bem-humorados. Você nem vai se lembrar da cólica! ;)

❤ Pratique exercícios

Que o exercício físico faz bem para o nosso corpo, todo mundo já sabe. Mas você sabia que praticar qualquer tipo de atividade física durante a menstruação pode, também,aliviar os sintomas da cólica¹'³?

Assim como o calor, a prática esportiva também ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo na região pélvica¹'³. Alia-se a isso ao fato de que essas atividades também ajudam a liberar endorfina3, conhecida como um “hormônio do prazer”. Ou seja, você consegue diminuir os sintomas da cólica e, de quebra, ainda se sentir melhor consigo mesma. Tudo o que você precisa fazer é escolher o esporte ou atividade que você mais gosta e aproveitar!

❤ Alimente-se bem!

Seguindo na mesma linha, outra mudança de hábito que – além de ser mais saudável – também ajuda a aliviar os sintomas da cólica, tem a ver com a alimentação. A simples redução de alguns alimentos da dieta antes da menstruação pode colaborar para diminuir a dor¹'³. Evite alimentos como:

  • sal;
  • açúcar refinado;
  • alimentos gordurosos;
  • cafeína;
  • álcool.

Nesses dias, prefira uma alimentação mais leve, rica em proteínas e vitaminas¹. Dessa forma, você consegue diminuir a cólica e ainda outro sintoma menstrual bastante incômodo, que é o inchaço¹'³!

❤ Evite o estresse

Além das dicas que demos acima, é muito importante ter em mente que a menstruação e seus sintomas têm tudo a ver com a forma como nos sentimos nesses dias. Inclusive, é bastante comum que mulheres que sofrem com cólicas também apresentem quadros de depressão e ansiedade¹.

Portanto, a nossa última dica é evitar o estresse naqueles dias. Você pode fazer isso escutando uma playlist empoderadora, que ajude você a relaxar e a se sentir melhor consigo mesma. Outras opções são massagens relaxantes e sessões de acupuntura, que diminuem o estresse e ainda agem sobre a dor¹'³!

❤ Consulte um especialista

E, com toda certeza, consultar um especialista é uma das formas mais eficazes de diminuir a cólica. Por isso, independentemente das dicas anteriores, que ajudam a reduzir as dores menstruais, é preciso ter a opinião de um especialista. Assim, você descobre outros tipos de tratamento para acabar com esse inconveniente mensal!

Viu só como dá para passar pela menstruação sem sentir tanto desconforto? Com essas sugestões, você sabe como diminuir a cólica de formas que são ao mesmo tempo divertidas e eficazes!

E se você quiser saber mais, no nosso blog temos uma seção repleta de dicas que vão ajudar você a tirar a menstruação de letra. Confira!

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

 

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33.

Referências:

1 - Ikeda, F; Salomão, AJ; Ramos, LO. Dismenorréia primária [Internet]. RBM. 1999. [Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=407]

2 - Diegoli, MSC; Diegoli, CA. Dismenorréia [Internet]. RBM. 2007. [Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=3529]

3 - Acqua, RD; Bendlin, T. Dismenorréia [Internet]. FEMINA. 2015 [Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/0100-7254/2015/v43n6/a5327.pdf]