O coletor menstrual se apresenta como uma solução muito interessante para as mulheres que acham o uso do absorvente externo ou interno uma desvantagem para o meio ambiente já que ambos são descartáveis¹ ou até mesmo para aquelas que têm alergia aos materiais que esses absorventes possuem.

Em formato de uma taça e geralmente fabricado em silicone cirúrgico, sua função é coletar o fluxo sanguíneo da menstruação¹, permitindo muita comodidade e liberdade para as suas usuárias  Mas como usar o coletor menstrual?

Se você não sabe como usar e tem interesse, está no lugar certo! Nós, da Buscofem, escrevemos este texto contando para você como utilizar o coletor menstrual, listando diversas vantagens do famoso “copinho”! Aprenda mais com a gente lendo abaixo! <3

Passo a passo do uso do coletor menstrual

Não tem mistério, o copinho é flexível, confortável e muito econômico para as mulheres¹. Está achando que o coletor menstrual é muito difícil de ser usado? Não é nada! Veja os passos para colocar o coletor abaixo¹, é simples e fácil!

  • passo 1: antes de colocá-lo, é muito importante que você faça a higienização de suas mãos e do coletor com água e sabão neutro. Para prevenir qualquer tipo de bactéria que possa se proliferar na região íntima, não é mesmo?

  • passo 2: para introduzir o coletor, basta dobrar o copinho ao meio ou quantas vezes achar necessário para que ele entre facilmente no canal vaginal;

  • passo 3: o jeito que você fica para colocar o coletor também é muito importante nesse processo. As posições mais indicadas são de cócoras, uma perna apoiada no vaso ou sentada. Escolha aquela em que você se sinta mais confortável;

  • passo 4: agora é a parte mais difícil, mas não impossível! Insira e aloque o coletor na vagina em uma posição escolhida. A dica para colocar é empurrá-lo na direção do ânus até que ele entre completamente.

Viu como é fácil colocar o coletor menstrual? Para retirar é ainda mais simples: basta apertar o copinho um pouquinho e puxá-lo para fora da vagina¹. Jogue o sangue menstrual coletado no vaso sanitário e não esqueça de higienizar o coletor com água e sabão! Também é válido ferver após o seu uso!

Mesmo sendo muito fácil de ser usado e perfeito para promover o autoconhecimento feminino, o uso do coletor menstrual pode ser muito desconfortável para algumas mulheres¹. Por causa disso, nossa dica para você, antes de adquirir o seu, é consultar seu médico especialista e ouvir o que ele tem a dizer sobre o assunto!

Outra sugestão muito interessante é o nosso app Sai Cólica! Por lá, você vai ter muitos jogos para passar o tempo enquanto estiver nos seus dias! Confira também a seção de dicas do site de Buscofem, perfeito para se informar sobre seu corpo! <3

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. Por ser líquido, não demora para ser absorvido pelo organismo, promovendo o alívio 2x mais rápido que comprimidos. Seu formato em cápsula liquigel torna muito mais fácil de engolir! Para mais informações, consulte a bula de Buscofem!

 

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem (Ibuprofeno 400mg) é um medicamento analgésico em cápsulas Liqui-Gels®, composto por Ibuprofeno 400mg. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Outubro/2018

Referências:

1 - Dias VCPL, Dias MRA. Coletor menstrual: uma análise a luz do metaprojeto. DOI: 10.5151/cid2017-16. [Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Maria_Regina_Dias/publication/325138359_Coletor_menstrual_uma_analise_a_luz_do_metaprojeto/links/5b1455cc4585150a0a668ca3/Coletor-menstrual-uma-analise-a-luz-do-metaprojeto.pdf].

2 - Mendes, GD; Mendes, FD; Domingues, CC; Oliveira, RA de; Silva, MA da; Chen, LS; et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol Ther. 2008