Dor nas pernas antes de menstruar: o que significa?

Você costuma sentir dor nas pernas quando a sua menstruação está para chegar? Pois saiba que você não está sozinha! Só para se ter uma ideia, esse é um dos sintomas que as mulheres mais descrevem sentir antes de menstruar¹– e tem tudo a ver com um conjunto de sintomas que muitas de nós conhecemos muito bem: a Tensão Pré-Menstrual, ou só TPM²!

Se você não sabe muito bem o que isso significa, não tem problema. Separamos algumas dicas e informações que vão ajudar você a entender melhor a dor nas pernas e porque você a sente todos os meses; além de truques para aliviar esse e outros sintomas da menstruação. Fique com a gente! ;)

Dor nas pernas antes de menstruar: o que é e por que sentimos?

Como já dissemos ali em cima, a dor nas pernas é apenas um dos sintomas sentidos por nós quando a menstruação está chegando e que podem começar entre uma e duas semanas antes²; e piorar no dia anterior ao fluxo, quando geralmente começa a dismenorreia – também conhecida como cólica menstrual³.

A cólica é aquela dor no baixo ventre, que pode ser considerada fraca, moderada ou forte e costuma estar associada a vários sintomas²'³, como:

  • náuseas;
  • dor de cabeça;
  • sensibilidade nas mamas;
  • e dor nas pernas!

O que acontece é que na fase do ciclo menstrual que antecede o fluxo ocorre um aumento no nível de uma substância chamada prostaglandina, que por sua vez causa contrações anormais no útero, produzindo sintomas de dor no local³. Só que a dor nem sempre fica apenas na região uterina, podendo espalhar-se também pelas costas e para os membros inferiores³; ou seja, causando dor nas pernas! 

Outro fator que pode estar ocasionando esse incômodo, e que também está relacionada à TPM, é o inchaço menstrual. Esse sintoma está relacionado à ação de outro hormônio feminino, a progesterona, que faz com que o nosso corpo retenha mais líquidos durante a TPM¹, causando uma sensação de inchaço geral, mas especialmente nas extremidades – como nas pernas³.

Como aliviar a dor nas pernas?

Como todo sintoma relacionado à menstruação, a dor nas pernas também costuma desaparecer após a chegada do fluxo³. Mas isso não significa que essa dor não seja o suficiente para incomodar você nesse período – inclusive, a TPM e todas as dores relacionadas a ela estão entre as principais causas que nos fazem faltar à aula e/ou ao trabalho³, atrapalhando (e muito!) a nossa rotina.

Para amenizar esses transtornos, existem diversas medidas bastante eficazes que promovem o alívio da dor. Além disso, algumas mudanças no estilo de vida podem fazer toda a diferença durante a menstruação, como adotar uma alimentação mais saudável e praticar atividades físicas²!

Em nosso blog temos uma seção de dicas inteirinha para você tirar esse período de letra! ;)

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33.

Referências:

  1. Nogueira, CWM; et al. Prevalência dos sintomas da Síndrome Pré-Menstrual [Internet]. RBGO. 2000. [Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v22n6/12205.pdf]
  2. Arruda, CG; Fernandes, A. Cezarino, PYA. Simões, R. Tensão Pré-Menstrual [Internet]. Sociedade Brasileira de Medicina  de Família e Comunidade. 2011. [Disponível em: http://sbmfc02.iphotel.info/media/file/diretrizes/18Tensao_PreMenstrual.pdf]
  3. Oliveira, RGCQ; et al. TENS de alta e baixa frequência para dismenorreia primária: estudo preliminar [Internet]. ConScientiae Saúde. 2011. [Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/929/92923617020.pdf]