Empoderamento feminino: 10 filmes sobre mulheres empoderadas

Falar sobre o empoderamento feminino é muito importante para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária - – e é por isso que, apesar de não serem novos, assuntos como igualdade de gênero e respeito aos direitos das mulheres estão tão em alta, - inclusive no cinema!

Para ajudar ainda mais nesse debate, montamos uma lista especial com 10 dez filmes que toda mulher deve assistir para se sentir mais empoderada. São longa-metragens e documentários que retratam mulheres que são protagonistas de suas próprias histórias e lutas diárias. Ou seja, sobre mulheres fortes, no melhor estilo #GirlPower! Vamos nessa?

1 - A Excêntrica Família de Antônia (1995)

O filme conta a história de Antônia, uma mulher que volta ao vilarejo onde nasceu para morar com sua filha e sua mãe. Essa obra mostra, com bastante naturalidade, como seria uma sociedade baseada no matriarcado, ; ou seja, com mulheres nos papéis de chefes de família.

O que esperar de um filme dirigido e protagonizado exclusivamente por mulheres? Muito empoderamento mesmo!

Trailer do filme: A Excêntrica Família de Antônia.

2 - As Horas (2002)

Um filme sobre representação feminina! Em As Horas, três mulheres, com histórias e contextos diferentes, identificam-se por meio do livro Mrs. Dollaway, da escritora Virginia Woolf (sendo a autora, ela mesma, uma das personagens do filme). Insatisfeitas com suas vidas, elas começam a repensar seus papéis na sociedade e em suas famílias, sempre inspiradas pela personagem do livro.

Trailer do filme: As Horas.

3 - As Sufragistas (2015)

O filme fala sobre o movimento sufragista, contando a história das mulheres inglesas que, em pleno século XIX, foram pioneiras na luta feminina por direitos iguais, especialmente pelo direito ao voto. Uma verdadeira volta ao tempo em que as mulheres começaram a se sentir empoderadas!

Trailer do filme: As Sufragistas.

4 - Cairo 678 (2010)

Esse longa egípcio mostra a resistência de três mulheres, de diferentes classes sociais, contra as várias formas de violência sexual no Egito. Diariamente, essas mulheres sofrem abusos nas ruas e no transporte público sem que ninguém faça nada por elas - – até que uma delas resolve abrir uma denúncia por assédio sexual, fato inédito no país.  

Trailer do filme: Cairo 678.

5 - Frida (2002)

O filme conta a história de Frida Khalo, uma conhecidíssima pintora mexicana que hoje é considerada uma das mulheres mais importantes da história da arte. Uma mulher forte que desafiou e quebrou tabus da sociedade de sua época e que continua a inspirar outras mulheres décadas após sua morte.

Trailer do filme: Frida.

6 - Histórias Cruzadas (2011)

Mais do que um filme sobre desigualdades, Histórias Cruzadas mostra a união de mulheres para combater o racismo contra negras que trabalhavam como domésticas nos Estados Unidos da década de 1960. Juntas, essas mulheres decidem contar suas histórias em um livro, denunciando os abusos e preconceitos que sofreram de seus patrões no ambiente de trabalho.

Trailer do filme: Histórias Cruzadas.

7 - O Renascimento do Parto (2013)

Esse documentário brasileiro aborda uma temática que muitas mães já conhecem ou pela qual passaram: a violência obstétrica. O longa discute a importância de um parto mais humanizado e do empoderamento da mulher neste momento bastante íntimo e delicado que é o nascimento de um filho.

Trailer do filme: O Renascimento do Parto.

8 - Que Horas Ela Volta (2015)

Dirigido por uma mulher, o segundo filme brasileiro da lista gira em torno de três protagonistas mulheres: uma empregada doméstica, uma filha e uma patroa. É por meio dos diálogos delas que se discute a realidade das domésticas brasileiras, abordando temas como a desigualdade social e de gênero.

Trailer do filme: Que Horas Ela Volta.

9 - She’s Beautiful When She Is Angry (2014)

“Ela fica linda quando está com raiva”. Um título provocante para um documentário que mostra uma das fases mais importantes do empoderamento feminino e da busca por direitos iguais, ocorrida entre as décadas de 60 e 70 nos Estados Unidos.

Trailer do filme: She’s Beautiful When She Is Angry.

10 - Valente (2012)

Quem disse que desenho não pode falar de coisa séria? A animação Valente, da Disney, mostra a princesa Merida, uma jovem que desafia os “deveres” impostos a uma moça nobre, como a etiqueta e os bons costumes. Tudo o que ela quer é poder cavalgar e praticar arco e flecha - – mais #GirlPower impossível, né?

Trailer do filme: Valente.

E aí? Gostou da lista? Já viu algum desses filmes? Tem para todos os gostos e com diversas temáticas do dia a dia das mulheres em todo o mundo. Prepare a pipoca e fique pronta para essa sessão de empoderamento!

Falar sobre o empoderamento feminino é muito importante para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.