O exame Papanicolau é um diagnóstico preventivo para o câncer de útero e outros problemas relativos à saúde do colo do útero¹. Este exame permite a descoberta da doença em seus estágios iniciais, antes mesmo da manifestação de sintomas².

No Brasil, os casos de câncer no útero ainda são preocupantes já que 6 milhões de mulheres, na faixa de 35 a 49 anos, nunca realizaram o exame Papanicolau². Isso acontece porque muitas destas mulheres desconhecem a importância do exame preventivo. E você, sabe por quê? Para entender melhor sobre o exame Papanicolau, vem com a gente! <3

Porque o exame Papanicolau é importante?

Como vimos anteriormente, o câncer de útero é uma doença que pode ser descoberta ainda em suas fases iniciais se realizado exames com frequência, e tratada para proporcionar uma vida normal à mulher².

Para você ter uma noção da efetividade do diagnóstico, é possível reduzir 80% da mortalidade devido ao câncer de útero³, além de ajudar da detecção e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e outros problemas ginecológicos4.

Por isso que a maioria dos médicos recomenda que o exame Papanicolau seja feito anualmente, a partir da primeira relação sexual¹.

Alguns cuidados antes do procedimento

Algumas práticas precisam ser evitadas durante as 48h antes do exame. Para se preparar para o Papanicolau5, evite:

  • duchas, cremes ou medicamentos vaginais³;

  • relações sexuais5;

  • anticoncepcionais locais e espermicidas5;

  • exames intravaginais, como a ultrassonografia5.

Além disso, o Papanicolau não deve ser feito durante a menstruação, pois a presença do sangue também pode alterar o diagnóstico - salvo situações especiais, como sangramentos anormais5. Para evitar que o resultado seja incorreto, o ideal é esperar pelo menos seis dias após o período menstrual3, e só aí realizar a coleta do exame.

Se você quer detalhes sobre como é o procedimento do exame, nossa dica é a leitura do artigo: Como é feito o exame Papanicolau? Com essa sugestão e o conteúdo de hoje, esperamos ter ajudado você a entender do que se trata o exame Papanicolau e porque ele é tão importante para a saúde da mulher!

Continue se informando sobre assuntos referentes ao mundo das mulheres com a gente! Você pode acompanhar a nossa  seção de dicas no site de Buscofem e também pelo nosso app Sai Cólica!

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. Por ser líquido, não demora para ser absorvido pelo organismo, promovendo o alívio 2x mais rápido que comprimidos6. Seu formato em cápsula liquigel torna muito mais fácil de engolir, sem deixar nenhum sabor residual! Para mais informações, consulte a bula de Buscofem!

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem (Ibuprofeno 400mg) é um medicamento analgésico em cápsulas Liqui-Gels®, composto por Ibuprofeno 400mg. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Dezembro/2018

Referências:

1 - Ministério da Saúde, Prevenção do Câncer do Colo do Útero. Biblioteca Virtual em Saúde, Brasília, 2002. [Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/manual_profissionaisdesaude.pdf ]

2 - Saúde Naval. Cartilha da Mulher [Internet]. Marinha de Brasil [Disponível em: https://www.marinha.mil.br/saudenaval/cartilhas-e-folders].

3 - Diógenes MAR, Cesarino MCF, Jorge RJB, Queiroz INB, Mendes RS. Fatores de risco para câncer cervical e adesão ao exame Papanicolau entre trabalhadoras de enfermagem. Rev Rene. 2012; 13(1):200-10.

4 - Davim RMB, Torres GV, Silva RAR, Silva Dar. Conhecimento de mulheres de uma Unidade Básica de Saúde da Cidade de Natal/RN sobre o exame de Papanicolau. Rev Esc Enferm USP. 2005; 39(3):296-302.

5 - Secretaria Municipal de Saúde. Prevenção e controle do câncer de colo de útero [cartilha]. Belo Horizonte: Prefeitura Municipal. 2008.

6 - Mendes, GD; Mendes, FD; Domingues, CC; Oliveira, RA de; Silva, MA da; Chen, LS; et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol Ther. 2008