Fases do ciclo menstrual: as mudanças do corpo em cada fase

Nosso corpo passa por uma série de mudanças durante todas as fases do ciclo menstrual, que vão desde o primeiro dia de sangramento até a próxima menstruação. Essas mudanças acontecem dentro do nosso organismo, mas causam efeitos também no exterior, e por isso, temos tantos sintomas visíveis, além daqueles que apenas sentimos¹.

Para lhe ajudar a entender melhor o que acontece no seu corpo durante as fases do ciclo menstrual, separamos os efeitos mais comuns - e que com certeza você nota. Confira abaixo as mudanças visíveis no corpo e aquelas que apenas sentimentos ao longo do ciclo.

Mudanças no corpo ao longo das fases do ciclo menstrual

Acne: Não é só impressão: realmente, durante o ciclo menstrual, é comum que haja um aumento na ocorrência de acne, especialmente no período pré-menstrual¹.

Ganho de massa corporal: Devido ao aumento na produção do hormônio leptina, podem também acontecer mudanças no peso e na massa corporal¹; daí vem aquela sensação de inchaço.

Dor e inchaço dos seios: A mastalgia é muito comum, especialmente nas mulheres que sofrem com a TPM - seja de forma menos ou mais intensa².

Mudanças na voz: No período menstrual a nossa voz passa por mudanças, ficando um pouco mais rouca - e a grande maioria das mulheres nem percebe³.

Algumas mudanças você não vê, mas sente

Cansaço: Na fase lútea do ciclo, o nosso corpo fica com menos receptores de insulina. Isso gera uma sensação de cansaço e até mudanças no apetite¹.

Dor de cabeça: Mais recorrente na TPM, a dor de cabeça pode aparecer também em outras fases do ciclo menstrual, causada pela baixa quantidade de receptores de insulina¹.

Desconforto abdominal: Durante a fase lútea do ciclo, é comum que algumas mulheres tenham desconforto abdominal, com dificuldade para evacuar e trânsito intestinal lento¹.

Sono: O ciclo menstrual pode acabar desregulando o nosso ritmo de sono, hora aumentando o tempo de duração da fase do sono em que sonhamos, hora reduzindo esse período¹.

Força muscular: Chega um período do mês que você se sente mais fraca, especialmente antes da menstruação? Isso não é coincidência: a força muscular acaba ficando reduzida por causa de variações hormonais nesse período¹.

Nosso corpo passa por uma série de mudanças durante todas as fases do ciclo menstrual, que vão desde o primeiro dia de sangramento até a próxima menstruação.

Referências:

1) Nogueira CWM, Silva JLP. O Impacto do Ciclo Menstrual na Biologia Feminina [Internet]. Feminina. 2006 Nov. [acesso em 15 fev. 2016].
Disponível em: http://www.febrasgo.org.br/site/wp-subtitle/uploads/2013/05/Femina_2006-743.pdf.

2) Paiva SPC, Paula LB, Nascimento LLO. Tensão Pré-Menstrual (TPM): uma revisão baseada em evidências científicas. Femina. 2010 jun.;(38) 6:331-339.

3) Figueiredo LC, Gonçalves MIR, Pontes A, et al. Estudo do comportamento vocal no ciclo menstrual: avaliação perceptivo-auditiva, acústica e autoperceptiva. Rev. Bras. Otorrinolaringol. 2004 mai-jun; (70) 3:331-339.