Ibuprofeno: para que serve?

Alguma sensações do corpo podem causar muito desconforto, como as dores menstruais; ou mesmo sintomas de doenças, como a febre. Independente de qual seja o motivo, quando aparece um incômodo, encontrar algo que alivie essas dores se torna uma prioridade.

Um dos analgésicos mais utilizados para essas finalidades é o ibuprofeno¹ e, com relação a dores menstruais e a febres, o fármaco é bastante eficiente¹. Mas afinal, para que ele serve exatamente?

O que é ibuprofeno?

O ibuprofeno é um agente anti-inflamatório que possui ação analgésica². Ele, que também é chamado de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), é usado na fabricação de medicamentos, sendo responsável por sua ação farmacológica². O ibuprofeno é considerado um anti-inflamatório de ação moderada por apresentar menos reações adversas que os demais e, por isso, é um fármaco que está indicado para o alívio de primeira escolha por apresentar o menor índice de efeitos colaterais².

Para que serve?

O ibuprofeno tem efeito anti-inflamatório e analgésico³, então é próprio para tratar de:

- Sintomas de febre4
- Dores moderadas de gripe e resfriado4
- Dores de cabeça (como cefaleia e enxaqueca)4
- Dores de dente4
- Dores nas costas (dorsalgia)4
- Dores nas articulações4
- Dores musculares (mialgia)4
-Dores na região pélvica (abaixo do umbigo) – incluindo a dismenorreia (cólicas menstruais)4.

Como o ibuprofeno ajuda na luta contra as cólicas menstruais (dismenorreia)?

A dismenorreia é um problema ginecológico bastante comum, principalmente entre adolescentes e adultas jovens, chegando a afetar 50% das mulheres que estão nessa faixa, e em 10% delas é forte o suficiente para atrapalhar suas atividades e tarefas do dia a dia³.

A dismenorreia nada mais é que uma dor em cólica na região inferior do abdômen, normalmente no início da menstruação, mas podendo durar mais alguns dias³. O uso de anti-inflamatórios nãoesteroidais, como o ibuprofeno, constitui um dos principais tratamentos na guerra contra as cólicas menstruais³. Isso porque a açãodo fármaco ajuda a reduzir a produção das enzimas que causam esse desconforto².

Pensando nesses tipos de necessidades específicas, Buscofem foi desenvolvido, tendo a quantidade adequada4 de ibuprofeno para aliviar rapidamente as cólicas e outras dores menstruais, como as dores de cabeça, nas costas e nas pernas. Porém, é sempre bom que você consulte um médico antes de ingerir qualquer medicamento. Para saber exatamente como o Buscofem pode ajudar você, basta verificar a bula, disponível no site, e ter a sensação de alívio rápido que o medicamento pode lhe proporcionar.

Um dos analgésicos mais utilizados para essas finalidades é o ibuprofeno¹ e, com relação a dores menstruais e a febres, o fármaco é bastante eficiente¹.

Referências:

1. Magni AM, Scheffer DK, Bruniera P. Antipyretic effect of ibuprofen and dipyronein febrile children. J Pediatr. 2011;87(1):36-42.

2. Andrioli A, Prado LD, Costa MA, et al. Caracterização do insumo ibuprofeno e a correlação com propriedades de dissolução e de fluxo. Rev Ciênc Farm Básica Apl. 2014;35(3):401-411.

3. Mieli MPA, Cezarino PYA, Margarido PFR, et al. Dismenorreia primária: tratamento. Rev Assc Med Bras. 2013;59(5):413–419.

4. Bula Buscofem®- Ibuprofeno, Brasil. [acesso em: 2015 jun 26]. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=4519702015&pIdAnexo=2641926


NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez, e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Página para maiores de 18 anos.