Menstruação irregular é normal?

Muitas mulheres se queixam de ter o ciclo menstrual irregular, sem data para iniciar e muito menos previsão para a duração do fluxo. As variações de uma menstruação irregular realmente incomodam, pois nunca se pode dizer precisamente o dia da próxima menstruação, e a mulher é surpreendida a cada novo ciclo. A menstruação irregular é muito comum e pode não representar risco algum à saúde da mulher, como também pode ser um indicativo de que existe algo de errado com o aparelho reprodutor feminino.

♥ Como identificar a menstruação irregular

O ciclo menstrual consiste no período de tempo entre uma menstruação e outra. Considerando as variações individuais, um ciclo classificado como normal tem duração de dois a seis dias, com intervalos de 21 a 35 dias entre um ciclo e outro. A intensidade do fluxo sanguíneo varia de 30 a 80 mL, o que corresponde à troca de quatro a seis absorventes bem molhados por dia. Todas as variações deste padrão, para mais ou para menos, classificam sangramento uterino anormal. Os transtornos do ciclo menstrual podem ocorrer em qualquer época da vida reprodutiva da mulher, sendo mais observados logo após a primeira menstruação ou no período da pré e perimenopausa¹.

♥ Quando a menstruação irregular é “normal”

Durante os primeiros 12 e 18 meses após a menarca, é normal que os ciclos sejam irregulares e anovulatórios, devido à imaturidade do eixo hipotálamo-hipófise-ovário (H-H-O)¹. O sangramento, neste caso, ocorre unicamente pela formação do endométrio proliferativo, que descama quando o estradiol está abaixo do nível crítico. Como as flutuações dos níveis de estradiol não seguem um ciclo definido, as menstruações ocorrem em períodos de tempo variáveis. Sendo assim, durante os primeiros anos de menstruação, é muito comum que a adolescente tenha ciclos menstruais a cada três ou quatro meses e de curta duração. O tempo necessário para que o eixo H-H-O amadureça, varia de um a cinco anos, portanto há casos em que, no quinto ano após a menarca, a menina ainda apresenta irregularidade menstrual.

♥ Quando a menstruação irregular é preocupante

A função menstrual normal depende das ações coordenadas dos ovários, de hipófise, hipotálamo e sistema nervoso central. As irregularidades menstruais têm aumentado nas últimas décadas, devido a mudanças na rotina das mulheres, que estão mais expostas a situações de estresse, exercícios físicos intensos, distúrbios alimentares etc¹. Nestes casos, o sangramento uterino irregular tem origem disfuncional. Quando o distúrbio menstrual ocorre pela presença de uma doença orgânica genital ou extragenital, configura-se o sangramento uterino orgânico. Portanto, se você observar irregularidade no seu ciclo, procure um médico, pois pode ser um indicativo de complicações como hipotireoidismo, miomas, pólipos, hiperplasias endometriais, câncer do colo ou do endométrio, e discrasias sanguíneas².

Para ficar de olho no seu ciclo, conte com o aplicativo Sai Cólica. Além de controlar o calendário do seu ciclo menstrual, você pode se distrair com jogos superdivertidos quando as cólicas menstruais aparecerem. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS.

A menstruação irregular é muito comum e pode não representar risco algum à saúde da mulher, como também pode ser um indicativo de que existe algo de errado.

Referências:

1) Beznos GW. Distúrbios menstruais. Ped Mod. Ago 2002;38(8):372-75.

2) Aldrighi JM, Aldrighi CMS, Aldrighi APS. Alterações sistêmicas no climatério. Rev Bras Med. 2002;59:15-21.