Muitas mulheres que querem engravidar ficam tristes quando bate aquela cólica e percebem um pouco de sangramento, que logo associam à menstruação. Mas você sabia que isso pode ser um sintoma de uma possível gestação a caminho?

A chamada nidação é um processo onde o óvulo já fecundado começa a se fixar na parte interna do útero¹ e por causa disso pode haver sangramento parecido com o menstrual. E como saber quando é nidação ou menstruação? Fique tranquila, estamos aqui para responder essa pergunta. Quer saber mais? Continue lendo! <3

Menstruação vs Nidação

A menstruação, também chamada de fase folicular, é uma das três fases que compõem o ciclo menstrual¹. Com duração entre 2 a 7 dias³ dentro do ciclo, ela serve como indicativo para as mulheres saberem se há ou não chances de uma possível gravidez a caminho. Acontecendo o sangramento, pode ser que o sonho de ser mãe tenha se adiado por mais um mês e é justamente isso que confundem as mulheres que querem engravidar.

Durante o processo de nidação, ou seja, quando a fecundação já aconteceu, ocorre o início da vida dentro do útero¹. Em outras palavras, o zigoto (célula formada pela união do espermatozóide e o óvulo) está se fixando nas paredes do útero, o que pode causar certos desconfortos¹. Entre eles, o sangramento que pode ser facilmente confundido com menstruação, principalmente por esse processo acontecer de 5 a 7 dias após a fecundação¹.

Mas como realmente diferenciar?

A dica principal é ficar de olho nas características gerais do sangramento, como cor, textura e quantos dias após o ato sexual aconteceu. Para saber exatamente o que está acontecendo com o seu corpo, procure um especialista para consultar e saber mais informações a respeito!

Gostou de saber mais sobre a nidação? Se você quer ficar por dentro sobre assuntos relacionados à menstruação e a sua saúde, não deixe de conferir a nossa seção de dicas do site de Buscofem que foi feita especialmente para você!

Outra dica muito bacana para quem quer se distrair quando está com cólica ou TPM é o app Sai Cólica! Com ele você pode jogar alguns jogos e ainda por cima ficar de olho no seu ciclo menstrual.

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. Por ser líquido, sua ação inicia cerca de 20 minutos após sua administração, promovendo o alívio 2x mais rápido que comprimidos5. Seu formato em cápsula liquigel torna muito mais fácil de engolir! Para mais informações, consulte a bula de Buscofem!

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem (ibuprofeno 400mg) é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Novembro/2018.

 

Referências:

1 - Volpi JH, Volpi SM. Etapas do desenvolvimento emocional. Curitiba. Centro Reichiano. 2006. [Disponível em http://www.centroreichiano.com.br/intranetcr/especializacao/2009/M1/Aula3/INTRANET/ETAPAS%20DO%20DESENVOLVIME NTO.pdf]

2 - Chaves, CPG; Simão, R; Araújo, CGS. Ausência da variação de flexibilidade durante o ciclo menstrual em universitárias Rev Bras Med Esporte. 2002. [Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbme/v8n6/v8n6a02.pdf]

3 - Beznos GW. Distúrbios menstruais. Pediatr Mod. Ago 2002; 38(8): 372-375. [Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=2062&fase=imprime]

4 - Bula Buscofem® - Bula do paciente Buscofem® [Internet]. [Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=1160512017&pIdAnexo=4714449]

5 - Mendes, GD; Mendes, FD; Domingues, CC; Oliveira, RA de; Silva, MA da; Chen, LS; et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol Ther. 2008