O chocolate e a TPM

Vão chegando aqueles dias e, antes mesmo da temida cólica dar o ar da (des)graça, sentimos aquela vontade louca de devorar tudo o que vemos pela frente. E se for doce, então, melhor ainda! Nesse período, qualquer oportunidade vira desculpa para descontarmos toda nossa angústia em uma calórica barra de chocolate, como se a coitadinha tivesse culpa. Está se identificando com a descrição? Calma, amiga, você não está sozinha! Cerca de 45% das mulheres apresentam maior compulsão por doces – principalmente por chocolate – na TPM¹. E antes que pensem que somos meramente gulosas e descontroladas, saibam que essa compulsão alimentícia tem muito fundamento científico. Não quer dizer que seja aceitável se entupir de doces durante a TPM, mas que temos motivos para fazê-lo, isso temos. Nesse período, nosso corpo perde ou deixa de fabricar alguns nutrientes muito importantes e, na ânsia de recuperá-los, sentimos um maior apetite pelos alimentos que contenham essas substâncias.

♥ Por que temos vontade de comer chocolate na TPM?

Quando entramos no período pré-menstrual, uma série de mudanças hormonais acometem nosso organismo². Uma delas é a queda da serotonina, o hormônio do bem estar. Para produzir serotonina, nosso corpo precisa de uma substância chamada triptofano, que é encontrada no chocolate. Ao comer chocolate, acionamos áreas do cérebro responsáveis pela sensação de prazer. Outros nutrientes com o metabolismo alterado nesse período são o magnésio, o cálcio e o ferro; e todos esses são abundantemente encontrados no chocolate¹. Quando o corpo sente a falta de algum nutriente, a tendência é sentirmos desejo pelos alimentos que possam substituí-lo ou estimular sua produção. A compensação de nutrientes é um dos motivos para tanto apreciarmos um chocolatinho naqueles dias.

♥ Comer chocolate alivia a TPM?

O chocolate contém substâncias de efeito estimulante e antidepressivo, que caem muito bem durante a TPM, quando nos sentimos pra baixo e desanimadas³. Graças a essas substâncias e à produção de serotonina, comer chocolate traz uma sensação de prazer e conforto revigorante que ameniza os principais sintomas da TPM, como a cólica e o mal humor.

♥ Os contras do chocolate

Ih! Tava demorando! Como tudo que é bom, o chocolate também tem suas restrições. Sabemos que esse majestoso alimento é cheio de açúcar e gordura saturada, o que não é lá muito saudável. O problema é que o açúcar e a gordura em excesso podem acabar agravando alguns sintomas da TPM – além de engordarem e fazerem mal pra saúde como um todo. Então, a dica é comer chocolate sem exageros. Não precisa devorar a caixa de bombom sozinha, nem esconder uma barra inteira pra comer à noite. Se puder, opte pelos que tenham maior concentração de cacau, que é um alimento rico em nutrientes importantes para nossa saúde.

Ah! E sobre o aparecimento de espinhas, é mito. Sabemos que nesse período ficamos ainda mais neuróticas com as espinhas, mas não há estudo que relacione o aumento de acne ao consumo do chocolate. Se comermos a quantidade adequada, sem exageros, não há razões para se preocupar.

Cerca de 45% das mulheres apresentam maior compulsão por doces – principalmente por chocolate – na TPM¹.

Referências:

1- Sampaio H. Aspectos nutricionais relacionados ao ciclo menstrual. Revista de Nutrição. 2002 Set-dez; 15(3):309-317

2- Pires MLN; Calil HM. Associação entre Transtorno Disfórico Pré-menstrual e Transtornos Depressivos. Revista Brasileira Psiquiatria. 1999; 21(2):118-127.


3- Rodrigues IC; Oliveira E. Prevalência e convivência de mulheres com síndrome pré-menstrual, Arq Ciênc Saúde. 2006 jul-set; 13(3) :61-67.