O que é menstruação?

A menstruação começa na puberdade, aquela fase da adolescência que é responsável pelas mudanças do corpo e do organismo. É justamente nessa etapa que o corpo feminino passa a ser capaz de gerar uma vida; ou seja, que o corpo inicia sua capacidade reprodutiva¹.

De forma prática, a menstruação é um período cíclico (recorrente), em que o corpo da mulher tem uma perda sanguínea². Como se trata de algo importante, é bom entender bem o que é essa fase e as alterações que ocorrem no corpo devido ao início dela agora mesmo!

Como funciona a menstruação?

Tudo começa na primeira vez que a menstruação acontece, que é chamada de menarca. Ela é importante porque indica que o corpo está se desenvolvendo, mudando de fase, e a menina está virando mulher. Como foi dito, quando a menarca acontece é sinônimo de que seu organismo e a sua estrutura física estão prontos para a reprodução³,⁴.

A idade para essa entrada da vida adulta varia bastante, porque ela está associada a vários fatores, como a raça, o estado nutricional, a gordura corporal, e até a idade em que a mãe teve sua primeira menstruação. Normalmente ocorre entre 9 e 16 anos, com uma média de acontecer aos 12 anos³.

Quanto tempo dura?

O período menstrual dura, em média, de três a cinco dias e tem um espaço de intervalo de 28 a 30 dias². Mas isso, claro, pode variar dependendo do organismo³ – ainda mais se for logo após a menarca.

É extremamente comum, no período de adaptação do corpo e início da atividade menstrual, ciclos menstruais a cada três meses ou quatro meses e com durações mais curtas. Esses períodos irregulares são frequentes no primeiro ano, e podem permanecer até o quinto, já que esse é o tempo em que o organismo está amadurecendo².

Mas, as irregularidades menstruais podem acontecer em qualquer fase da nossa vida; por isso é importante estar atenta ao sinais do corpo e visitar seu ginecologista regularmente. Aliás, essa parte é muito importante: se você não estiver dentro dos cinco anos após a menarca, e seus intervalos menstruais forem menores que 21 dias ou maiores de 35, durando menos de dois dias ou mais que oito², já é considerado um desvio menstrual e você deve ter orientação médica!

Mudanças corporais

Com a menstruação, outras alterações do corpo aparecem. Quando a menarca chega, transformações secundárias – como a mudança da voz e o desenvolvimento do órgão genital, das mamas, dos pelos pubianos e axilares – vêm no pacote⁴.

Toda essa mudança física e amadurecimento do organismo pode causar dúvidas e até estranheza do próprio corpo juvenil. Nesses casos, a primeira consulta ao ginecologista se torna ainda mais essencial.

E lembre-se: independente de sua menstruação estar regular ou não, de haver ou não desconfortos menstruais, o especialista deve acompanhar sua vida ginecológica para ajudar a manter sua saúde em dia e responder as suas dúvidas!

De forma prática, a menstruação é um período cíclico (recorrente), em que o corpo da mulher tem uma perda sanguínea².

Referências:

1. Lourenço B, Queiroz LB. Crescimento e desenvolvimento puberal na adolescência. Rev de Med. 2010; 89(2): 70-75.

2. Melo NR, Machado RB, Fernandes CB. Irregularidades menstruais: inter-relações com o psiquismo. Rev Psiq Clín. 2016; 33 (2): 55-59.

3. Beznos GW. Distúrbios menstruais. Pediatr Mod. 2002; 38(8): 372-375.

4. Klug DP, Fonseca PHS. Análise da maturação feminina: um enfoque na idade de ocorrência da menarca. Rev da Ed Fís. 2006; 17(2):139-147.