O que pode fazer a menstruação atrasar?

É comum que qualquer atraso na menstruação nos preocupe. Afinal, a nossa primeira reação é pensar em gravidez. Porém, esse não é o único fator que pode causar desequilíbrio no ciclo menstrual. Além da gravidez, estresse, ansiedade, fatores nutricionais, patologias e práticas esportivas também podem gerar atraso da menstruação¹.

O atraso do fluxo menstrual é chamado amenorreia primária.É a ausência de uma ou mais menstruações, entre a primeira menstruação e a menopausa. Quando essa ausência acontece, por no mínimo três ciclos menstruais seguidos, chama-se amenorreia secundária².

Possíveis causas de atraso menstrual 

O ciclo menstrual é relacionado com uma série de processos biológicos, fisiológicos, hormonais e neurológicos. Por isso, vários fatores podem interferir no ciclo menstrual e causar a amenorreia¹.

Estresse e ansiedade:

Distúrbios emocionais são comprovadamente capazes de interferir no fluxo correto do ciclo menstrual. Isso ocorre porque situações de estresse e ansiedade mexem com o sistema nervoso central (SNC), e a função menstrual normal depende do funcionamento correto e integrado das açõesdos ovários, da hipófise, do hipotálamo e do SNC³.

Logo, estresse e ansiedade podem sim atrasar a sua menstruação. Quer saber mais sobre como o estresse afeta a menstruação? Confira esse post.

Fatores nutricionais:

Não se alimentar adequadamente pode causar problemas no ciclo menstrual. Uma redução moderada na ingestão calórica não altera significativamente esse processo, mas uma alimentação inadequadaestá associada a um aumento na amenorreia e até à infertilidade¹. Felizmente, isso pode ser rapidamente revertido quando a alimentação correta é retomada¹.

Atividades físicas:

Alguns esportes que demandam treinamento diário e intenso, e que também exigem manutenção de um baixo índice de gordura corporal - como balé e ginástica, por exemplo – favorecem a maior incidência de amenorreia e da primeira menstruação. As causas são o próprio exercício físico praticado em excesso, estresse muito forte, uma dieta desregrada e, por consequência, a diminuição da gordura corporal¹.

Outros fatores podem atrasar a menstruação, como mudanças de ambientes, doenças sistêmicas (por exemplo, insuficiência renal crônica e doenças hepáticas)¹, e, claro, a gravidez.

Para sanar qualquer suspeita de gravidez, faça um teste ou, melhor ainda, consulte o seu ginecologista! Ninguém melhor do que ele para entender o que está acontecendo com o seu organismo. ;)

Além da gravidez, estresse, ansiedade, fatores nutricionais, patologias e práticas esportivas também podem gerar atraso da menstruação¹.

Referências:

1) Beznos GW. Distúrbios menstruais. RBM. 2002. ago; 38(8):372-375.

2) Hans Wolfgang Halbe. Amenorreia. RM. 1976;60(2):54-60.

3) Moreira SNT, Azevedo GD. Estresse e função reprodutiva feminina. Rev. Polêmica [Internet]. 2010 out-dez [acesso 2015 mai 27]; 9(4): 58-63. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/2820/1947 >.