A menstruação é uma situação que pode ser um pouco desconfortável para várias mulheres – mas, se serve de consolo, você não está sozinha: todas nós passamos por isso! E é um processo tão natural do nosso corpo que muitas vezes nem refletimos muito a respeito. Mas você já parou para pensar em por que a mulher menstrua?

Quer saber mais? Então venha com a gente, que vamos explicar um pouco melhor sobre o que é a menstruação e por que temos de passar por isso todos os meses. Confira!

Aproveite também e Tire Cinco Dúvidas Frequentes sobre a Menstruação!

❤ Por que as mulheres precisam menstruar?

Menstruar nada mais é do que uma forma que o nosso corpo encontra de nos avisar que está pronto para a reprodução; ou seja, para gerar bebês. Não é à toa que a primeira menstruação, também conhecida como menarca, costuma acontecer no fim da puberdade, ainda na adolescência. Pois é nesse período que o corpo das meninas passa por grandes transformações, incluindo a maturidade sexual e o início da fertilidade¹.

Saiba mais em Puberdade e adolescência são a mesma coisa?

A partir da menarca, a menstruação costuma ocorrer mensalmente dentro do chamado ciclo menstrual, que tem características diferentes para cada mulher. O sangramento, ou fluxo menstrual, ocorre com a descamação do endométrio, tecido que reveste o útero para abrigar o óvulo fecundado².

Quando a fecundação não ocorre, o endométrio se desmancha por meio da menstruação e se renova todos os meses, repetindo o ciclo².

Algumas informações importantes sobre a menstruação²:

  • a menstruação marca o primeiro dia do ciclo;
  • fluxos normais podem durar entre três e sete dias;
  • o período entre uma menstruação e outra é, em média, de 28 dias;
  • dependendo do ciclo, o intervalo pode variar entre 21 e 35 dias;
  • a quantidade de sangue do fluxo pode variar por fatores hormonais e até mesmo doenças; e
  • ela também pode vir acompanhada de vários sintomas, como cólica e dor de cabeça.

Em resumo, as mulheres menstruam porque isso faz parte do nosso ciclo reprodutivo, avisando que estamos aptas a engravidar¹'². Por isso, é importante estar sempre atenta ao seu ciclo para identificar os dias férteis!

Já explicamos aqui como calcular o ciclo menstrual, mas tem uma forma ainda mais fácil e divertida de fazer isso, que é com o app Sai Cólica! Com o nosso aplicativo, você tem um calendário interativo para acompanhar o seu ciclo e saber, por exemplo, o seu período fértil e até mesmo quando será a sua próxima menstruação! E ainda tem vários joguinhos e dicas para ajudar você a passar por esse período sem estresse algum. Dica de amiga, viu? <3

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33.

Referências:

1 - Rocha, AWO. Menarca: um estudo de revisão sobre os fatores influenciadores nesse processo [Internet]. EFDeportes.com, Revista Digital. 2013. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd181/menarca-os-fatores-influenciadores.htm

2 - Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Agenda da Mulher [Internet]. Editora do Ministério da Saúde. 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agenda_mulher.pdf.