Por que optar pelo absorvente externo? 

A grande vantagem do absorvente externo é a sua praticidade aliada à ausência de efeitos colaterais graves, desconfortos e irritações mais incômodas¹.

Uma das coisas que mais difere o absorvente externo do interno é a maneira rápida e prática de o trocar. Parar usar, basta descolar a fita adesiva na parte de trás do absorvente e aplicá-lo sobre a calcinha. Para retirar é só o puxar. Super fácil.

Além disso, absorventes externos:

● Não possuem restrições biológicas quanto ao seu uso - ao contrário dos internos, que não podem ser usados dependendo do tipo de hímen da mulher.

● Provocam sensação de segurança, conforto e proteção¹.

Segundo uma pesquisa, 90% das mulheres se sente mais confiante, segura e limpa com o uso constante desse tipo de absorvente. Ainda na mesma pesquisa, 95% das mulheres afirma que o absorvente externo traz mais higiene íntima e sensação de limpeza a cada troca. E para 97% das participantes, esse tipo de absorvente confere proteção contra possíveis odores desagradáveis¹.

Usar absorvente externo traz algum efeito colateral?

Algumas pessoas ainda acreditam que o contato contínuo e prologando do absorvente pode acabar alterando o pH e a umidade da região vaginal e, consequentemente, desencadear quadros de ardor e hiperemia (aumento na quantidade de sangue circulante) na região vaginal¹.

No entanto, a verdade é que os absorventes externos podem justamente evitar esse tipo de incômodo. Produtos que retiram a umidade local sem aumentar a temperatura podem oferecer melhores condições de higiene: eles absorvem o fluxo menstrual e demais substâncias produzidas pelo corpo que poderiam causar irritações na pele¹.

Isso explica aquela sensação que as mulheres têm, ao usar absorvente externo, de higiene, limpeza e proteção contra os odores desagradáveis. Por isso, a utilização de absorvente externo é indicada e benéfica para a mulher, já que esses produtos não trazem modificações substanciais à flora vaginal¹.

Sobre a escolha do seu absorvente

Claro que existem outras opções no mercado - o importante é você escolher aquela que se encaixe melhor com a sua necessidade, rotina diária e preferência. Se você tem dúvidas sobre qual absorvente usar, vale a pena conversar com o seu ginecologista; ele irá lhe ajudar a definir qual a melhor opção para você.

90% das mulheres se sente mais confiante, segura e limpa com o uso constante desse tipo de absorvente.

Referências:

1) Amaral RLG, Giraldo PC, Junior JE, et al. Grau de Satisfação de Mulheres que Usaram Absorvente Higiênico “Respirável” Externo por 75 Dias Consecutivos. J Bras Doenças Sex Transm. 2011; 23(1):23-27.