Por que temos acne na TPM e como evitar?

É fácil perceber quando a menstruação está chegando, basta observar aquela série de mudanças físicas e psíquicas que acontecem durante a tensão pré-menstrual. Uma delas é a oleosidade da pele, que aumenta consideravelmente nesse período. Isso é quase que unanimidade para as mulheres¹. A maioria afirma que, sim, a pele fica mais oleosa no período pré-menstrual e até mesmo relatam o aparecimento de acne.

Tem menina que já sabe: se a pele está oleosa há alguns dias, e nasceram aquelas espinhas no rosto, é sinal de que a menstruação está por vir. Essa mudança, bem característica do período menstrual, acontece graças à variação dos hormônios durante o ciclo². Na TPM, há maior produção de hormônios andrógenos, que fazem as glândulas sebáceas aumentarem. Como consequência de uma pele mais oleosa, temos a erupção de cravos e espinhas.

Sabemos o quanto a acne pode ser um incômodo, principalmente na adolescência. Por mais que pareçam inevitáveis, há sim alguns cuidados que podem prevenir o aparecimento de cravos e espinhas. Estabeleça uma rotina de cuidados com a pele e diminua os efeitos da oleosidade nos dias de tensão pré-menstrual.

Limpe bem a pele

Na adolescência, é normal que a textura da pele seja mais oleosa. Por isso, tenha o hábito de limpar bem o rosto e aquelas áreas de maior oleosidade no seu corpo. A higiene pode ser feita com água gelada e sabonete, mas, se você preferir, há produtos específicos - como os adstringentes³. Se optar por algum cosmético, tenha cuidado ao escolher o produto e certifique-se de que ele é apropriado para a sua pele. Nesse caso, é bom consultar um dermatologista.

Beba bastante água

A hidratação é fundamental para controlar a oleosidade. Por isso, tenha o hábito de beber água. Isso vai ajudar não só a melhorar a pele, mas a sua saúde como um todo. A hidratação é importantíssima para o funcionamento do organismo de modo geral.

Tenha uma alimentação saudável

A sua alimentação reflete na saúde da sua pele³. Evite alimentos muito gordurosos, como lacticínios, açúcares e óleos. Prefira comidas mais saudáveis, como frutas e verduras, e não exagere na ingestão de carboidratos. Uma dieta balanceada é um dos segredos-chave para uma pele bonita e saudável.

É fácil perceber quando a menstruação está chegando, basta observar aquela série de mudanças físicas e psíquicas que acontecem durante a tensão pré-menstrual.

Referências:

1) Azevedo MRD, Saito MI, Berenstein E, et al. Síndrome pré-menstrual em adolescentes: um estudo transversal dos fatores biopsicossociais [Internet]. Arq Med ABC. 2006 [acesso em 14 de Jan de 2015]. Disponível em: www.portalnepas.org.br/amabc/article/download/229/225 .

2) Teixeira MAG, França ER. Mulheres adultas com acne: aspectos comportamentais, perfis hormonal e ultra-sonográfico ovariano [Internet]. Rev Bras Saude Mater Infant. 2007 [acesso em 14 de Jan de 2015]. Disponível em:  http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v7n1/a05v07n1.pdf .

3) Brenner FM, Rosa FMB, Gadnes GA, et al. Acne: um tratamento para cada paciente [Internet]. Rev Ciênc Méd. 2006 [acesso em 14 de Jan de 2015]. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/cienciasmedicas/article/viewFile/1117/1092 .