Puberdade e adolescência são duas palavras que muitas meninas já ouviram em algum momento da vida, e até mesmo ficaram ansiosas pela chegada delas. Por acontecerem mais ou menos na mesma época, muitas pessoas acreditam que elas são a mesma coisa, mas cada uma dessas fases tem um significado diferente na vida das meninas. E são muito importantes!

Quer entender mais sobre as diferenças entre puberdade e adolescência,e o que muda na nossa vida quando elas chegam? Abaixo, você confere uma explicação completinha e fácil de entender sobre o assunto. Vamos juntas! ;)

Puberdade e adolescência: o que são e como mudam nossas vidas

A adolescência é a fase em que estamos saindo da infância e entrando na vida adulta¹. Esse período compreende a faixa de idade entre 10 e 19 anos². Já a puberdade é marcada por várias mudanças hormonais e físicas pelas quais os adolescentes passam, e que para as meninas começa também por volta dos 10 e vai até os 13 anos².

Ou seja, enquanto a adolescência é um marco que tem relação com a idade e com as mudanças sociais³, a puberdade envolve fatores biológicos – podendo, inclusive, ter duração e acontecer em idades diferentes para cada uma de nós¹!

Separamos algumas das principais mudanças causadas pela puberdade no corpo das meninas. São elas³:

  • o crescimento dos seios;
  • o surgimento de pelos na região íntima;
  • o aumento repentino da altura;
  • a chegada da primeira menstruação (menarca).

E por falar na primeira menstruação, esse é um dos temas relacionados à puberdade que mais causa receio nas adolescentes. Isso porque muitas sentem dores relacionadas ao ciclo menstrual, como cólicas, dor nas pernas, nas costas e na cabeça, dentre outros sintomas.

Por isso, é muito importante marcar a primeira consulta ao ginecologista desde cedo. Somente um especialista pode aconselhar você sobre as mudanças que ocorrem nesse período e como lidar com elas.

E, claro, sempre que rolar alguma dúvida, você pode acessar a seção de dicas, tanto no nosso site quanto no aplicativo Sai Cólica! Temos vários conteúdos que podem ajudar você a passar pela puberdade e pela menstruação sem estresse algum. <3

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

 

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33.

Referências:

1 - Eisenstein, E. Adolescência: definições, conceitos e critérios [Internet]. Adolescência & Saúde. 2005. [Acesso em:  http://adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=167]

2 - Schoen-Ferreira, TH; Aznar-Farias, M; Silvares, EFM. Adolescência através dos séculos [Internet]. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2010. [Acesso em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n2/a04v26n2]

3 - Ferriani, MGC; Santos, GVB. Adolescência: puberdade e nutrição [Internet]. Revista Adolescer: compreender, atuar, acolher. 2001. http://www.abennacional.org.br/revista/cap3.2.html