A primeira menstruação, também conhecida como menarca, é um marco na vida de toda garota1. Sabe aquela história de estar “virando mocinha”? Pode até parecer constrangedor, mas é bem isso mesmo. A menstruação é um dos últimos passos da puberdade¹, quando uma adolescente deixa para trás a infância e embarca na vida adulta!

            Se sua filha, sobrinha ou mesmo neta ainda não menstruou pela primeira vez e você quer estar pronta para conversar quando isso acontecer, fique tranquila! Listamos abaixo alguns dos principais sintomas da primeira menstruação; alguns sinais para você saber quando e como ela vai chegar! Assim fica mais fácil passarem por esse processo juntas. <3

1 - Idade

            Como explicamos acima, a menarca é uma das últimas fases da puberdade, processo de amadurecimento do nosso corpo, que começa lá pelos nove ou dez anos². Portanto, a idade pode ser um bom indicador da chegada da menstruação!

            Você deve levar em conta, é claro, que cada menina menstrua pela primeira vez em idades diferentes. A primeira menstruação pode acontecer entre os 9 e os 16 anos, mas em geral ela ocorre por volta dos 12¹'².

2 - Ganho de peso

            Pode parecer estranho, mas outra forma de saber que a menina está pronta para menstruar pela primeira vez é o ganho de peso! Especialistas já comprovaram a relação entre o índice de massa corporal (IMC), que é um cálculo entre o seu peso e a sua altura, e a idade da primeira menstruação¹'³.

Além de estar na puberdade, a menina precisa ter um mínimo de 17% de gordura corporal para menstruar pela primeira vez³. Portanto, quanto mais ganho de peso ocorrer nesse período, maior é a chance da primeira menstruação chegar mais cedo¹!

3 - Crescimento rápido

            Outra característica da puberdade, que acontece tanto para meninos quanto para meninas, é um pico de crescimento rápido, também conhecido como estirão. Para nós, mulheres, o estirão acontece mais para o fim da puberdade, lá pelos 12 anos².

            É quando essa fase de crescimento desacelera que, geralmente, ocorre a menarca². Portanto, esse também é um sintoma para você ficar ligada! ;)

4 - Aumento dos seios

            Um pouquinho antes do pico de altura, ocorre outra fase importante da puberdade e que é um bom indício de que a primeira menstruação se aproxima: o crescimento das mamas. Isto começa por volta dos 10 aos 11 anos e, ao mesmo tempo, acontece também o surgimento de pelos na região íntima².

5 - Cólica

E, claro, temos também a cólica menstrual, que é um dos sintomas que as mulheres mais sentem antes e durante a menstruação, e geralmente começa já na adolescência. Vale destacar que, embora a maioria das meninas não sinta dor na primeira menstruação, esse pode, sim, ser um sintoma para algumas de nós⁴. E, muitas vezes, pode estar acompanhado de outros sintomas, como dor de cabeça e dor nas pernas

            Em geral, a cólica faz parte do ciclo menstrual e não há motivos para preocupação. Mas vale sempre consultar um ginecologista desde a primeira menstruação, ou antes mesmo dela, para entender melhor como o corpo funciona nesse período o que se deve fazer!

Quer saber um pouco mais sobre a menarca e como lidar com ela? Então confira esse outro texto: Minha primeira menstruação. E agora, o que fazer? . Você também encontra várias outras dicas interessantes sobre o universo da menstruação na sessão de dicas do nosso site ou no nosso app Sai Cólica.

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33.

Referências:

1 - Bouzas, I; Braga, C; Leão, L. Ciclo menstrual na adolescência. Revista Adolescência & Saúde. 2010. [Disponível em: http://adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=237]

2 - Ferriani, MGC; Santos, GVB. Adolescência: puberdade e nutrição [Internet]. Revista Adolescer: compreender, atuar, acolher. 2001. http://www.abennacional.org.br/revista/cap3.2.html

3 - Beznos, GW. Distúrbios menstruais [Internet]. RBM. 2002 [Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=2062&fase=imprime]

4 - Schmidt, E; Herter, LD. Dismenorreia em adolescentes escolares. Adolesc. Latinoam. 2002. [Disponível em: http://principo.org/dismenorria-em-adolescentes-escolares-ellen-schmidt-md-e-lilia.html]