O atraso na menstruação é uma realidade para muitas mulheres, portanto, é comum surgir dúvidas sobre se isso é normal ou mesmo até quantos dias pode demorar para vir o sangramento. Como sabemos, cada corpo é diferente e não é possível prever como ele irá reagir, muito menos quanto tempo esse atraso irá durar. Mas é muito importante entender por que e como isso acontece para estar preparada!

Se você acha que sua menstruação está atrasada e quer saber mais sobre isso, nós vamos te ajudar. É só você continuar lendo! <3

Qual é a duração do ciclo normal?

Antes de começarmos a explicar sobre os motivos de sua menstruação atrasar, é importante saber o que é um ciclo menstrual normal. Em geral, ele começa no primeiro dia da menstruação e segue até um dia antes da nova menstruação. Sua duração pode variar entre 28 e 35 dias, sendo dividida em três fases¹:

 

  • Folicular: essa etapa do ciclo começa no primeiro dia da menstruação. É nessa fase que o ovário se prepara para revestir o útero para uma possível gravidez.

  • Ovulatória: também chamado de período fértil, essa etapa acontece depois da folicular e é nela que o corpo está mais propenso a engravidar.

  • Lútea: já nesta etapa acontecem a transição entre os ciclos e a produção de muitos hormônios. Geralmente é nesse período que a mulher sente os sintomas da TPM, como mudanças de humor e sensibilidade nos seios.

Por que a menstruação atrasa?

Como já dissemos, há vários fatores que podem acabar atrasando a sua menstruação. Os principais são a alimentação, os fatores emocionais (como o estresse), doenças e até mesmo um possível gravidez. Entenda melhor abaixo!

Alimentação

Uma boa alimentação é essencial para o seu corpo como um todo, e o mesmo acontece com a menstruação. Mulheres muito acima do peso ou muito abaixo são propensas a ter uma menstruação com distúrbios. Portanto, uma alimentação saudável é essencial para o corpo todo funcionar corretamente².

Estresse

O sistema nervoso também está conectado com o sistema reprodutor da mulher e, dependendo da sua situação emocional, isso pode afetar, sim, a sua menstruação. É comum nesses casos ocorrer atrasos e até outros tipos de alterações no ciclo².

Doenças

Outro fator que pode alterar o seu ciclo menstrual são doenças que afetam órgãos e até problemas relacionados ao seu sangue, entre elas insuficiência renal crônica, doenças hepáticas, endocrinopatias e colagenoses. Quimioterapia e exposição a radiação também podem afetar o corpo e, consecutivamente, o ciclo menstrual².

Gravidez

Esse é um dos motivos que logo vem à mente quando a menstruação atrasa, e com toda razão. Se houver uma fecundação após relação sexual, o endométrio não descamará, e não haverá menstruação.

Além desses motivos, também existem outros que alteram o ciclo, como exercícios físicos intensos e mudança repentina de ambiente². Portanto, o importante é sempre estar atenta no seu ciclo para identificar eventuais atrasos e o que pode estar causando-os. Em caso de dúvida, não deixe de consultar seu médico ginecologista descartar qualquer problema mais grave!

Você também consegue controlar a sua menstruação com ajuda do app Sai Cólica! Ele tem um calendário superútil para você registrar cada etapa do seu ciclo e saber direitinho quando a menstruação deve descer. Estar preparada é tudo, não é mesmo? E, claro, não deixe de conferir nossas dicas no site de Buscofem. Estamos aqui para isso! <3

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. Por ser líquido, sua ação inicia cerca de 20 minutos3 após sua administração, promovendo o alívio 2x mais rápido que comprimidos. Seu formato em cápsula liquigel torna muito mais fácil de engolir, sem deixar nenhum sabor residual4! Para mais informações, consulte a bula de Buscofem!

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 

Buscofem (Ibuprofeno 400mg) é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Agosto/2018

Referências:

1 - Chaves, CPG; Simão, R; Araújo, CGS. Ausência da variação de flexibilidade durante o ciclo menstrual em universitárias Rev Bras Med Esporte. 2002. [Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbme/v8n6/v8n6a02.pdf]

2 - Beznos GW. Distúrbios menstruais. Pediatr Mod. Ago 2002; 38(8): 372-375. [Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=2062&fase=imprime]

3 - Bula Buscofem® - Bula do paciente Buscofem® [Internet]. [Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=1160512017&pIdAnexo=4714449]

4 - Mendes, GD; Mendes, FD; Domingues, CC; Oliveira, RA de; Silva, MA da; Chen, LS; et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol Ther. 2008