Toque terapêutico para aliviar TPM

Fazemos de tudo para nos livrarmos dos sintomas que surgem durante o período da “bendita” tensão pré-menstrual, também conhecida como síndrome pré-menstrual: sensação se inchaço, depressão, hipersensibilidade na mama, irritabilidade¹… Ninguém merece, né?! :( Mas, faz parte!

Cerca de 40% das mulheres em fase reprodutiva enfrentam isso todo mês¹. Pelo menos sabemos que não estamos sozinhas nessa! :P hehehe

Aí vai uma pergunta: já ouviu falar sobre o Toque Terapêutico? Esse método terapêutico pode até não ser mega conhecido pela maioria de nós, mas apresenta influência super positiva sobre os sintomas desse período tão doloroso da nossa vida¹. Olha que legal!  ;)

O que é o Toque Terapêutico?

Baseado na constatação de teoria quântica de que o ser humano é um ser energético e sua energia interage com o que o rodeia, é uma técnica de repadronização do nosso campo energético. Embora o nome sugira o toque “pele-a-pele”, não há esse contato, apenas o auxílio das mãos com o objetivo de harmonizar e equilibrar as energias do nosso corpo¹.

Tem se mostrado diversas vantagens em sua utilização. Além disso, o Toque Terapêutico é uma alternativa terapêutica que recebe o apoio do Ministério da Saúde¹.

Benefícios sobre os sintomas da TPM

Afinal, que efeito essa técnica terapêutica exerce sobre nosso organismo? Diversos benefícios!

Um estudo piloto realizado na Universidade de São Paulo, mostrou que as participantes submetidas a sessões semanais de Toque Terapêutico, durante três meses, apresentaram melhoras significativas em vários sintomas da TPM, desde pequenas mudanças até grandes alterações cotidianas¹.

Os sintomas com maior redução foram¹:

● nervosismo (80%);
● cólicas uterinas (75%);
● crises de choro (75%);
● inchaço (70%);
● depressão ou tristeza (65%);
● ansiedade (60%);
● cefaléia (50%);
● fadiga (50%);
● hipersensibilidade mamária (40%);
● alteração de apetite (30%)¹.

Curiosa para experimentar?

Uau! Quantos benefícios! Não custa nada experimentar, né?! Só lembre que terapias holísticas costumam ser mais usadas como medidas terapêuticas complementares.

Sinta-se à vontade para manifestar ao seu ginecologista toda e qualquer vontade de iniciar algum tratamento para amenizar os sintomas da TPM. Conversem e decidam juntos a melhor alternativa. Afinal, nada melhor do que a opinião de um profissional! ;)

...o Toque Terapêutico é uma alternativa terapêutica que recebe o apoio do Ministério da Saúde¹.

Referência:

1) Salles LF, Silva MJP, Ramalho TSA. Os efeitos do toque terapêutico na síndrome pré-menstrual [Internet]. Cad. Naturol. Terap. Complem. 2014 [acesso em 2 de Abril de 2015]. Disponível em: http://www.ee.usp.br/site/dcms/app/webroot/uploads/arquivos/Thais%20-%20Maria%20Julia.pdf