Você sabia? Sucos podem aliviar a TPM 

Os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) são tão numerosos quanto irritantes. :( Cólicas, dores de cabeça, desconforto na região dos seios, alterações no humor e no apetite, enjoo¹… A lista é bem grande e, por isso, toda a ajuda para diminuir estes incômodos é mais que bem-vinda, né?! Já pensou em acrescentar sucos na sua dieta “anti-TPM”? Hummm, a ideia parece bem saborosa!

Reposição de vitaminas para amenizar a TPM 

Assim como os sintomas são muitos, as causas da TPM também são variadas. Entre as mais apontadas por estudos científicos, se destacam: deficiências de vitaminas (A, E e B6, principalmente), de minerais, como cálcio, magnésio e manganês; e disfunções hormonais variadas². Por isso, alimentos e substâncias que auxiliem no controle desses distúrbios e a regular os níveis hormonais e a quantidade de vitaminas do corpo possuem um efeito muito positivo nos sintomas da tensão pré-menstrual².

Frutas reduzem os sintomas da TPM 

Entre esses alimentos que fazem bem para o organismo durante o período menstrual, as frutas são um dos grandes aliados do combate à TPM. Elas são fonte de várias dessas substâncias que “ficam em falta” no periodo pré-menstrual, como magnésio e as vitaminas C, E, B6 e B1². Além disso, elas também são ricas em fibras, açúcar natural e muito líquido. Essas características fazem com que o inchaço e a dor abdominal – presentes na época da TPM – diminuam².

Sucos anti-TPM: saborosos e nutritivos

Esses componentes saudáveis presentes nas frutas podem ser ingeridos também na forma de suco. Um dos mais indicados é o suco de laranja, por agregar várias vitaminas e sais minerais: ele é fonte de magnésio, cálcio, vitamina D, que são úteis na redução dos sintomas da TPM³.

Dica para potencializar o efeito: misture frutas no suco, aumentando assim o efeito positivo que as vitaminas e minerais possuem sobre os sintomas da tensão pré-menstrual. ;)

Algumas receitas gostosas, fáceis e saudáveis são:

- Mamão (rico em vitamina C) com abacaxi (que contém as vitaminas C e B, além de magnésio e cálcio) e laranja;
- Maçã (que possui grande quantidade de vitamina C e cálcio) com cereja (rica em vitaminas B e cálcio e açúcar natural).

Misturas e receitas não faltam; o importante é usar a criatividade e combinar frutas que possuam esses minerais e vitaminas que irão ajudar o organismo a amenizar os sintomas da TPM.

...alimentos e substâncias que auxiliem no controle desses distúrbios e a regular os níveis hormonais e a quantidade de vitaminas do corpo possuem um efeito muito positivo nos sintomas da tensão pré-menstrual².

Referências:

1) Barbosa SR, Liberali R, Coutinho VF. Relação dos aspectos nutricionais na tensão pré-menstrual (TPM): revisão sistemática. RBONE. 2010; 4(19): 31-38.

2) López LM. Aspectos Nutricionais e Metabólicos na Tensão Pré-Menstrual [monografia] . Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.2013.

3) Oliveira CP, Longui MV, Leal NT, et al. O papel da alimentação na síndrome pré-menstrual. Rev Funec Cien  Nutr . 2013;1(1).