Buscofem®
Blister
A cefaleia é um termo clínico utilizado para se referir à dor de cabeça. Existem hoje mais de 150 tipos reconhecidos e hoje nós vamos nos concentrar na cefaleia de tensão¹.
Essa modalidade de dor de cabeça pertence à categoria de cefaleias primárias. Ou seja, ocorre de forma isolada e não tem relação com doenças preeexistentes¹.
Rotina e situações estressantes, ansiedade, má postura e outras condições de natureza psíquica são alguns dos fatores associados a esse tipo de cefaleia¹.
Para entender melhor sobre esse desconforto, convidamos você a prosseguir com a leitura deste conteúdo que vai explicar o que é cefaleia de tensão, os sintomas mais comuns, as causas e as opções de tratamento que você pode adotar.
A cefaleia tensional é um tipo de dor de cabeça caracterizada por uma sensação de aperto no crânio. Quem é acometido por esse desconforto costuma descrevê-lo como uma pressão na cabeça, como se estivesse usando um capacete ou uma faixa muito apertada².
Essa dor tende a ser de intensidade leve à moderada, tomando a região frontal e bilateral da cabeça - podendo também irradiar para o pescoço².
Muitos pacientes relatam sentir esse desconforto durante e após episódios de estresse, tensão e ansiedade².
A cefaleia tensional é considerada uma condição multifatorial. Isso significa que diferentes aspectos podem ser apontados como eventuais causas para esse tipo de dor primária, sendo os mais comuns² ³:
Os principais sintomas da dor de cabeça de tensão incluem²:
A cefaleia tensional pode durar cerca de meia hora, com alguns dos sintomas mais proeminentes do que outros².
Lembra que falamos que esse tipo de dor de cabeça costuma estar atrelado ao estresse e ansiedade? Pois bem. Nos casos em que a cefaleia tensional é muito frequente, o paciente pode achar que se trata de uma dor de cabeça secundária - ou seja, um sintoma de alguma outra doença mais grave².
Essa suspeita causa mais estresse e ansiedade, o que tende a agravar o quadro de cefaleia de tensão e fazer com que ela dure por mais tempo².
Portanto, se você perceber que as suas dores de cabeça estão demorando muito para passar ou que os episódios ocorrem mais de 15 vezes por mês, não hesite em consultar um médico².
Com a ajuda de um profissional, será possível investigar as reais causas do desconforto e definir os mais adequados tratamentos para cefaleia de tensão².
Para tratar e prevenir a cefaleia tensional, existem algumas boas práticas que podem ser adotadas - tendo em vista que, a princípio, não se trata de uma condição grave¹.
Confira abaixo 3 dicas potencialmente eficazes que você pode implementar.
Existe a opção de fazer o uso de medicamentos para aliviar as dores de cabeça. O ibuprofeno para cefaleia, por exemplo, é um analgésico e anti-inflamatório não esteroide muito eficaz para dores leves e moderadas5.
Apesar de esses e de outros medicamentos serem vendidos livremente em farmácias e drogarias, não deixe de seguir as orientações médicas, do farmacêutico e da própria bula do remédio5.
No bruxismo, a pessoa tem o hábito praticamente involuntário de ranger os dentes, principalmente durante o sono. Caso as suas dores tenham como causa essa condição, você pode utilizar o Dispositivo Interoclusal de Vigília. Ele cria uma barreira entre os dentes, evitando o desgaste dos mesmos e a tensão dos músculos mandibulares - o que reduz os episódios de dor de cabeça6.
Psicoterapia, meditação, yoga e acupuntura são exemplos de terapias que podem ajudar a aliviar o estresse e a reduzir a ansiedade, que são os principais fatores ligados à cefaleia tensional4.
A quiropraxia também é bastante poderosa para fazer os ajustes articulares, principalmente no pescoço, aliviando pontos de tensão e melhorando a circulação4.
Mudanças no estilo de vida, como dedicar mais tempo para o lazer e atividades prazerosas, equilibrar melhor vida pessoal e profissional, praticar atividades físicas e ter uma alimentação mais equilibrada também favorecem o tratamento e a prevenção da dor de cabeça de tensão4.
Bom, como você pôde conferir neste artigo, é possível usar o ibuprofeno para cefaleia tensional. E esse é justamente o princípio ativo do Buscofem Cápsula Liqui-Gel™.
Essa nova forma poderosa faz com que o medicamento aja 2 vezes mais rapidamente que os comprimidos convencionais. A composição líquida das cápsulas permite que você perceba significativa melhora nas suas dores a partir de 20 minutos5.
O Buscofem também é muito eficaz para tratar processos inflamatórios e outras dores, como as cólicas menstruais e a sensação de peso nas costas e nas pernas - muito comuns no período menstrual.
As cápsulas em gel do Buscofem têm concentração de 400 mg de ibuprofeno e seus efeitos permanecem de 4 a 6 horas5.
Você pode encontrá-lo nas farmácias e drogarias em blister com 2 ou caixas com 10 ou 20 cápsulas5. E lembre-se:
Buscofem. Ibuprofeno.
Indicações: tratamento dos sintomas de febre e dores leves e moderadas associadas a gripes e resfriados, dores de garganta, de cabeça, enxaqueca, de dente, nas costas, musculares, articulares e na região abaixo do umbigo, como cólicas menstruais. MS 1.7817.0892. Abril/2022.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA.
O ibuprofeno é uma molécula que possui ação analgésica e anti-inflamatória contra as cólicas menstruais, dores de cabeça e no corpo.
Nas versões em cápsulas líquidas, a ação acontece a partir de 20 minutos após sua administração e permanece por 4 a 6 horas.
Blister
Adesivo térmico
Líquido