TPM - Todo Poder da Mulher

Faça do limão uma limonada!

A mensagem passada nesta expressão é a de que precisamos ser positivos e enxergarmos oportunidades e o lado bom das situações que, aparentemente, parecem difíceis e cheias de obstáculos. E realmente, na maioria das vezes nós conseguimos — ou tentamos — aplicar esse conceito em nossas vidas, porém, quando a TPM (Tensão Pré Menstrual) dá o ar da graça, parece que tudo vai por água abaixo e ficamos desanimadas a ponto de não conseguirmos enxergar o lado positivo das coisas. Sim, sabemos que a TPM vem acompanhada de diversos sintomas chatos que atrapalham — e muito — as nossas vidas.

Tristeza, uma fome incontrolável, irritação e mudanças repentinas de humor são alguns deles. Separamos algumas dicas que poderão ajudá-la a contornar esse período complicado e fazer daquele limão azedo, de fato, uma limonada.

Vamos lá?

Pratique Ioga A prática regular da ioga favorece a saúde física e mental, afinal, ela engloba os campos físico, moral, ético, mental e espiritual. Por ser tão completa e ainda incluir técnicas de respiração — que ajudam a reduzir a tensão muscular e a diminuir a ansiedade — a ioga pode ser uma boa pedida durante a TPM.

Corra Desde que você se sinta confortável e disposta, saiba que não há problema algum em correr durante o período menstrual. A corrida — assim como outras atividades físicas — ajuda a controlar os hormônios e ela pode ser uma grande aliada no combate aos sintomas desagradáveis da TPM. Graças a endorfina que é produzida durante a atividade, você sentirá a sensação de bem-estar e alívio.¹ E claro, não podemos esquecer dos vários outros benefícios da corrida, como a redução do peso corporal e do risco de infarto, o aumento da massa muscular, o controle do nível de colesterol etc.

Descubra novos prazeres Quando aquele desânimo chato bater à sua porta junto com a TPM, que tal procurar novas formas de despistá-lo? Uma ótima saída é procurar fazer coisas novas e descobrir outras formas de sentir prazer com o trivial. Que tal colocar todos os seus sentimentos em um papel no formato de um poema ou, até mesmo, de uma pintura? Já pensou em montar uma nova playlist com algumas músicas que mandem o baixo astral para bem longe? Acredite em nós, isso é muito prazeroso!

Cozinhar um novo prato também pode ser uma ótima pedida, afinal, todos dizem que cozinhar é uma ótima terapia.

Faça sexo Hã? Transar durante a TPM? Sim, é isso mesmo! O sexo libera a endorfina, logo, você sentirá uma enorme sensação de prazer e bem-estar. Além disso, não há nada melhor do que estar cercada de amor e carinho durante este período. Caso a sua libido seja totalmente alterada durante a TPM, não faça, jamais, algo que você não tenha vontade. Comer, rezar e amar

É importante entendermos que ao aceitarmos as nossas dores (físicas e emocionais) e usá-las como meio de transformação, poderemos encontrar o tão desejado caminho para o equilíbrio em nossas vidas. Portanto, tente usar o período da TPM como uma oportunidade de entender melhor as suas dores, seus medos e os seus limites. Precisamos buscar o equilíbrio em todas as circunstâncias de nossas vidas, inclusive, durante este período. Nós, mulheres, temos uma enorme força e poder de resiliência, vamos aplicá-los em prol de nossa felicidade!

Procure orientação médica Não hesite em procurar um médico caso os sintomas da TPM sejam tão fortes que não permitam que você coloque em prática nenhuma das dicas acima. Saiba que 5% dos casos de TPM precisam de tratamento com medicamentos. Portanto, caso ache necessário, procure um médico ginecologista ou endocrinologista para saber se você faz parte desse grupo.²

TPM - Todo Poder da Mulher! E para as cólicas menstruais, conte com o Buscofem. Por ser líquido, ele não demora para ser absorvido pelo organismo, promovendo o alívio 2x mais rápido³ que comprimidos. Seu formato em cápsula Liqui-Gel o torna muito mais fácil de engolir. Para mais informações, consulte a bula de Buscofem!

 

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Buscofem (Ibuprofeno 400mg) é um medicamento analgésico em cápsulas Liqui-Gels®, composto por Ibuprofeno 400mg. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Novembro/2019.

Referências: 1 - Teixeira ALS, Oliveira ECM, Dias RMC. Relação entre o nível de atividade física e a incidência da síndrome pré-menstrual. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. vol.35 no.5 Rio de Janeiro May 2013 / 2 - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Síndrome PréMenstrual (SPM). https://www.endocrino.org.br/sindrome-pre-menstrualsp / 3 - Mendes GD, Mendes FD, Domingues CC, et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers.Int J Clin Pharmacol. 2008; 46 (6), 309 – 318.

"