5 Mitos sobre a menstruação

A menstruação é tão antiga quanto a primeira mulher do mundo. Mesmo assim, o assunto ainda é rodeado de mitos e tabus que assombram o universo feminino. Para acabar de uma vez por todas com as dúvidas cruéis que impedem a mulher de levar uma vida normal durante este período, desmascaramos os cinco mitos mais reproduzidos sobre menstruação.

♥ Não pode lavar o cabelo

Este mito foi consolidado há muito tempo, na época em que não havia aquecedor de água e as duchas eram frias. Antigamente, lavar a cabeça era sinônimo de ficar com o cabelo molhado por muito tempo e resfriar o corpo. O frio estreita os vasos sanguíneos e intensifica as contrações uterinas, resultando no aumento da cólica. Entretanto, se o banho for morno e, não há problema algum em lavar a cabeça. Então, pode sim tomar banho e lavar o cabelo durante a menstruação!

♥ Não pode fazer exercício físico

Há mulheres que acreditam que o melhor a fazer no período menstrual é descansar e se movimentar o mínimo possível. Porém, não é verdade. Pelo contrário, a prática de exercícios é uma forte aliada no combate à cólica e aos sintomas indesejáveis da TPM. Isso porque, ao se exercitar, o corpo libera endorfina, uma substância que aumenta a sensação de bem-estar¹. Ainda, manter o corpo em movimento melhora a circulação sanguínea, o que é muito bom para amenizar as contrações do útero.

♥ A TPM é psicológica

Os desavisados insistem em repetir que a TPM é pura invenção feminina e que esta é uma desculpa das mulheres para ficarem emotivas e irritadas de uma hora para outra. Mas, a TPM não é uma loucura da nossa cabeça e é, sim, muito real. As variações hormonais que acometem as mulheres durante o período as impõem uma montanha-russa de emoções².

♥ A mulher engorda no período menstrual

Mentira. O período menstrual não causa aumento da gordura corporal. O que pode ocorrer é o ganho de peso, graças à retenção de líquidos e de sódio que se dá na fase lútea. Logo após a ovulação, o volume plasmático aumenta, atingindo seu valor máximo dois dias antes do sangramento. Por isso, quando está próximo da menstruação, o corpo fica inchado³.

♥ Tomar sorvete causa hemorragia

Esta é uma crendice popular sem fundamento. Se resfriar o corpo causa o estreitamento dos vasos sanguíneos, é absurdo pensar que ao tomar sorvete você terá hemorragia.

Seja para se distrar e esquecer a cólica menstrual ou para acompanhar seu ciclo menstrual, o app Sai Cólica, de Buscofem, é perfeito para você. Ele tem um calendário que você confira conforme seu ciclo e fica de olho. Além disso, o Sai Cólica ainda tem joguinhos superdivertidos para você relaxar e tirar a atenção das cólicas. O aplicativo é gratuito, disponível para Android e iOS.

A prática de exercícios é uma forte aliada no combate à cólica e aos sintomas indesejáveis da TPM.

Referências:

1 - Quintana LM, Heiz LN, Portes LA, et al. Influência do nível de atividade física na dismenorreia. Rev Bras Ativ Fis Saúde. 2010; 15(2): 101-4.

2 - Paiva SPC, Paula LV, Nascimento LLO. Tensão Pré-Menstrual (TPM): Uma revisão baseada em evidências científicas. Revista Femina . 2010 Jun; 38(6): 311-315.

3 - Santos LAS, Soares C, Dias ACG, et al. Estado nutricional e consumo alimentar de mulheres jovens na fase lútea e folicular do ciclo menstrual. Rev. Nutr. 2011 Mar-abr; 24(2):323-331.