O Ibuprofeno no combate da dor

O que é e para que serve o ibuprofeno?

O ibuprofeno é um medicamento analgésico e anti-inflamatório não esteroide (AINE). As principais indicações desse medicamento incluem o alívio temporário de dores de intensidade leve a moderada, como dores de cabeça, musculares, articulares, de cólicas menstruais, de dente e pós-operatórias. O medicamento também serve para baixar a febre3,4.
Seu uso é recomendado para adultos e crianças acima de 12 anos de idade.

Como o ibuprofeno atua no organismo?

O ibuprofeno tem ação analgésica contra as dores, combate processos inflamatórios e ainda é antipirético, atuando contra a febre3,4,5.
Ele age na inibição da síntese de prostaglandinas. Trata-se de substâncias que, dentre outras funções, atuam como mediadoras químicas na resposta inflamatória e na contração da musculatura uterina.
Nas versões em cápsulas líquidas, a ação ocorre em 20 minutos após sua administração e permanece por 4 a 6 horas1.

Qual a diferença entre ibuprofeno,
paracetamol e dipirona?

Ibuprofeno

Apresenta ação analgésica, antitérmica e anti-inflamatória. É mais eficaz no combate a dores causadas por processos inflamatórios e lesões, com efeito mais rápido e duradouro.9.

Paracetamol

É um analgésico também eficaz no tratamento da dor e na redução da temperatura do corpo em caso de febre. Apesar de ser considerado um anti-inflamatório, sua eficácia para este fim é bastante tímida.9.

Dipirona

Apesar de ser muito eficaz para tratar as dores leves e moderadas e reduzir a febre, a dipirona não tem grande efeito na diminuição de inflamações. Ela é recomendada também para uso pediátrico.7,8,9.

São moléculas muito semelhantes que apresentam pequenas diferenças em seus perfis de ação em nosso corpo.

Veja mais dúvidas frequentes sobre ibuprofeno

Buscofem é contraindicado durante o terceiro trimestre de gravidez e também para mães que já estão amamentando. Isso porque o medicamento pode ser passado para a criança pelo leite materno.
Mesmo que seja pouco provável que isso cause problemas para o bebê, o uso de ibuprofeno por lactantes deve ser feito com cautela, em baixas doses e apenas sob recomendação médica.

É um medicamento que tem a função de combater processos inflamatórios e aliviar diferentes tipos de dor, como cólicas menstruais, dor de cabeça, mialgia, entre outras.

É contraindicado para pessoas menores de 12 anos e também para quem pesa menos de 40kg. Alérgicos a componentes da fórmula do medicamento e grávidas no último trimestre de gestação também não devem fazer uso de ibuprofeno.

É indicado para tratar diferentes tipos de dores, como de cabeça, musculares e dismenorreia. Ele também é indicado para tratar inflamações, inclusive as resultantes de algum tipo de lesão.

Não deve ser administrado por mais de 7 dias consecutivos. Se, após esse período, as dores persistirem, consulte o seu médico para averiguar a origem delas e tratá-las adequadamente.

O preço pode variar bastante de acordo com a quantidade de comprimidos ou cápsulas na embalagem e a concentração do princípio ativo. No entanto, o Buscofem Cápsulas, por exemplo, custa a partir de R$ 6 (blister com 2 cápsulas) e tem 400mg de ibuprofeno.

Após sua administração, os efeitos do medicamento permanecem no organismo por 4 a 6 horas.

O ibuprofeno é um princípio ativo derivado do ácido fenilpropiônico, substância que atua contra a dor (analgésico) e a febre (antitérmica).

Sim. Trata-se de um medicamento que pertence à classe de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).

A queda e o aumento da pressão arterial estão entre os possíveis efeitos adversos do medicamento.

Não é recomendado tomar de estômago vazio, pois o medicamento pode causar irritabilidade gastrointestinal.

Não. Ele não interfere no fluxo menstrual. O que ele faz é promover o alívio das dores abdominais resultantes do processo de contração da musculatura uterina durante o período menstrual.

Sim. O medicamento não “corta” o efeito dos anticoncepcionais.

O medicamento deve ser ingerido, preferencialmente, com água. É interessante se alimentar antes de ingerir o medicamento.
A dose para adultos e crianças com mais de 12 anos é de 1 cápsula 3 vezes ao dia, com intervalo mínimo de 4 horas. Não se deve ultrapassar o total de 3 cápsulas ao dia ou 1200 mg/dia.

Se dói nas mulheres, Buscofem®