Cólicas menstruais: dores intensas que ocorrem antes, durante e depois do período menstrual 

A cólica menstrual é uma dor localizada na região abaixo do umbigo e que afeta a maioria das mulheres todos os meses. É chamada pelos médicos de dismenorreia¹ e tem relação com a menstruação.

Os médicos classificam a cólica em dois tipos: a dismenorreia primária, que é a mais comum entre as mulheres; e a secundária, que é a cólica provocada por fatores externos ao ciclo menstrual, como endometriose, adenomiose, doença inflamatória pélvica ou mioma². Para entender melhor, confira a diferença entre dismenorreia primária e secundária.

♥ O que causa a cólica menstrual? 

Tudo começa com a menstruação, que é a descamação do revestimento interno do útero que nosso corpo prepara para receber um embrião. Se o óvulo não for fecundado, um hormônio chamado prostaglandina faz com que o útero tenha contrações para expelir esse revestimento. Por isso há o sangramento que chamamos menstruação² e, como consequência, a cólica menstrual.

♥ Como é a dor da cólica menstrual?

A cólica menstrual se caracteriza pela dor localizada na região pélvica abaixo do umbigo que ataca durante o período menstrual³.

Geralmente, a dor não é contínua e a intensidade pode variar de mulher para mulher, de mês para mês, mas costuma ser mais forte no primeiro dia da menstruação. Para mais da metade das mulheres, a cólica é acompanhada de outros sintomas desagradáveis, como náuseas, vômitos, palidez, cefaleia (dor de cabeça), diarreia, vertigem e até desmaio².

Quer uma notícia boa? Ela, frequentemente, melhora após a terceira década e após o parto².

♥ É normal sentir cólicas menstruais?

Sim. A cólica comum, ou dismenorreia primária, não indica nenhum problema de saúde². Como vimos, a causa dela é um processo natural do nosso organismo (as contrações na camada interna do útero¹).

Mas, atenção! Se a dor for muito forte ou não estiver associada à sua menstruação, consulte seu ginecologista. Ela pode ser a dismenorreia secundária, a cólica associada que tem como causa desde o uso de um dispositivo intra-uterino (o D.I.U.) até complicações mais sérias, como endometriose, miomas uterinos, infecção, anormalidades na anatomia do útero ou da vagina, de origem congênita².

♥ Por quantos dias é normal ter cólicas menstruais?

A cólica menstrual pode durar de 24 a 48 horas após o primeiro dia de sangramento².  

♥ Por que algumas mulheres sofrem mais que outras?

Cada organismo reage de uma forma ao período menstrual. Algumas mulheres são mais sensíveis a esse processo em que o útero expele seu revestimento interno com as contrações. As cólicas podem vir acompanhadas de outros incômodos, como náuseas, mal- estar, vômitos, cefaleias, diarreias, desmaios, aumento e sensibilidade nas mamas, depressão, dor lombar etc².

A intensidade da dor está associada a fatores genéticos, como a duração e a intensidade do fluxo menstrual, ; a idade da menina quando tem sua primeira menstruação, ; hábitos e vícios, como tabagismo,  e consumo de álcool, ; história de abuso sexual e obesidade, ; além de estresse e distúrbios emocionais²³.

Dica extra de Buscofem®: Descubra como evitar as cólicas menstruais!

A cólica menstrual se caracteriza pela dor localizada na região pélvica abaixo do umbigo que ataca durante o período menstrual³.

Referências:

1. Beznos GW. Distúrbios menstruais. Pediatr Mod. 2002; 38(8): 372-375.

2. Diegoli MSC, Diegoli CA, Fonseca AM. Dismenorreia. RBM. 2004;61(1):15-26.

3. Melo NR, Machado RB, Fernandes CB. Irregularidades menstruais: inter-relações com o psiquismo. Rev  Psiq Clín. 2016; 33 (2): 55-59.

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Página para maiores de 18 anos.