Como fazer o autoexame de câncer de mama

Estamos no Outubro Rosa, o mês internacional da conscientização sobre o câncer de mama. As ações do movimento Outubro Rosa visam chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O câncer de mama pode ser detectado no seu início, quando o nódulo ainda não está em estágio avançado, e um procedimento muito simples que pode ajudar no diagnóstico do câncer, é o autoexame de mama.

Mulheres que praticam o autoexame com frequência notam mais facilmente qualquer modificação nas mamas, de um mês para o outro, como também apresentam tumores pequenos e um estágio clínico mais favorável.

O diagnóstico precoce é de extrema importância para proporcionar maiores chances de cura à mulher¹. Infelizmente, o autoexame ainda precisa ser incentivado, pois as mulheres, em geral, não têm o hábito de realizá-lo, seja por receio ou timidez. A própria mulher deve ter o hábito de examinar os seios e procurar por alterações mamárias.

♥ O que procurar?

- Caroços nas mamas;

- Protuberâncias ou retrações da pele e do bico do seio;

- Secreções dos mamilos.

♥ Como fazer o autoexame?

No banho ou deitada na cama, coloque a mão atrás da cabeça. Com os dedos da mão contrária, realize movimentos circulares, iniciando pelo mamilo e se estendendo cuidadosamente por toda mama, até chegar à axila.

Depois, fique de frente para o espelho. Com os braços abaixados ao longo do corpo, observe o aspecto das suas mamas. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça, e veja se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Para finalizar, aperte o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.

A constatação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer. Por isso, se alguma anormalidade for constatada, é preciso procurar um especialista para fazer um exame completo.

♥ Quando fazer?

O autoexame é recomendado indistintamente a todas as mulheres, a partir dos 21 anos de idade. O período aconselhável para realizar o autoexame é entre o 7.º e o 10.º dia do ciclo menstrual, quando as mamas não estão doloridas. Mulheres que não menstruam devem escolher um dia do mês e respeitar o intervalo de 30 dias entre um exame e outro¹.

O diagnóstico precoce é de extrema importância para proporcionar maiores chances de cura à mulher¹.

Referências:

1- Davim RMB, Torres GV, Cabral MLN, et al. Autoexame de mama: Conhecimento de usuárias atendidas no ambulatório de uma maternidade/escola. Rev Latino-am Enferm. 2003 jan-fev; 11(1):21-7.

2-  Quadros LGA. O diagnóstico do câncer de mama [Internet]. São Paulo; 1998 [acesso em 2014 set 24]. Disponível em: http://www2.unifesp.br/dgineco/diagnostico.htm#autoexame