Menstruar duas vezes no mês é normal? O que pode ser? 

Como nós mulheres bem sabemos, a menstruação pode ser um tanto quanto complicada e nada regular. Em um mês ela atrasa, no outro, adianta. Em alguns casos, a menstruação até desce duas vezes no mês. Essa disfunção pode ocorrer devido à diversas razões, desde um ciclo menstrual mais curto até mesmo gravidez¹.

Polimenorréia: ciclo menstrual mais curto que o normal

O ciclo menstrual é aquele período entre o primeiro dia de uma menstruação e o dia que antecede a próxima. A duração considerada normal entre um e outro é de 21 a 35 dias, dos quais de 2 a 6 dias são de sangramento menstrual. Porém, existem ainda mulheres que têm um ciclo menstrual mais curto, com menos de 21 dias²!

Chamada de Polimenorréia, essa disfunção² é caracterizada pelo encurtamento da fase folicular no ciclo menstrual, responsável por adaptar nosso corpo para a fecundação¹. Portanto, com um ciclo menstrual tão curto, pode ser comum que se menstrue duas vezes ao mês sem que se esteja com algum problema.

Sangramento uterino pode ser gravidez

É comum associarmos o sangramento vaginal com menstruação, mas, em alguns casos, esse sangramento pode ser decorrente da gravidez. E isso porque é normal ocorrer um pequeno sangramento após a implantação do embrião no útero³.  

Caso você tenha menstruado e mais adiante tenha um novo sangramento, pode fazer um teste de gravidez para sanar a dúvida! ;)

Menstruar duas vezes no mês pode ser um problema hormonal 

Alterações hormonais podem causar um sangramento uterino disfuncional. O nosso corpo inteiro funciona graças aos hormônios, que regulam desde o nosso sono e apetite até o ciclo menstrual. Menstruar duas vezes no mês pode ser o efeito de uma alteração hormonal como, por exemplo, um estímulo desnecessário sobre o endométrio¹.

A progesterona e o estrogênios são dois dos hormônios capazes de desencadear um sangramento anormal. Quando o nível da progesterona cai, por exemplo, nosso corpo entende que está na hora de dar início à um novo fluxo menstrual⁴.

O ciclo menstrual é aquele período entre o primeiro dia de uma menstruação e o dia que antecede a próxima.

Referências:

1) Machado LV. Sangramento Uterino Disfuncional. Arq Bras Endocrinol Metab. 2001 ago; 45(4):375-382.

2) Beznos GW. Distúrbios menstruais. Pediatr Mod. Ago 2002;38(8):372-375.

3) Panisset KSP, Fonseca VLM. Manejo do sangramento uterino disfuncional em adolescentes. Adolescência e Saúde. 2009;6(4):26-32.

4) Chaves CPG, Simão R, Araújo CGS. Ausência de variação da flexibilidade durante o ciclo menstrual em universitárias. Rev Bras Med Esporte. 2002; 8(6):212-218.