A primeira menstruação é apenas uma das muitas mudanças que ocorrem no corpo quando as meninas chegam à puberdade¹; ou seja, quando estão prestes a embarcar na vida adulta. Todas nós já passamos por isso e sabemos como esse momento pode ser um tanto assustador para as meninas, mas a verdade é que não há motivo para ter medo.

Se sua filha, neta, irmã ou sobrinhamenstruou pela primeira vez e não sabe o que fazer, ou se apenas quer saber como e quando isso vai acontecer, temos algumas dicas que vão deixá-la bem mais tranquila. Venha com a gente! <3

Tudo o que você precisa saber sobre a menstruação     

            Bom, vamos começar esse assunto explicando que a menstruação tem tudo a ver com oinício da nossa vida reprodutiva. Basicamente, todos os meses o nosso corpo se prepara para receber um bebê, escolhendo um óvulo que ficará esperando ser fecundado pelo espermatozoide¹.                     

Quando isso não acontece, a camada produzida no útero para proteger esse óvulo, chamada endométrio, se descama e é expelida pelo nosso corpo. E é daí que surge o fluxo menstrual¹!

Fluxo menstrual na adolescência

A primeira menstruação, também chamada de menarca, costuma acontecer quando se está na adolescência e o nosso corpo começa a “amadurecer”. Não existe uma idade certa para isso, mas é comum que ela chegue entre os 9 e os 16 anos².

A menstruação se repete todos os meses, dentro do que chamamos de ciclo menstrual¹, que tem duração e aspectos diferentes para cada menina. Veja só algumas características:

  • O início de cada novo ciclo é marcado pela menstruação¹'², que geralmente dura entre 2 e 6 dias².
  • Nesse período, podemos perder cerca de 30 a 80 mL de sangue menstrual, o que corresponde a mais ou menos seis absorventes por dia².
  • Já o intervalo entre uma menstruação e outra pode ser de 21 a 35 dias².

Aliás, a duração do ciclo é algo que confunde as meninas, pois nem sempre ele começa no mesmo dia. Isso acontece porque, após a menarca, o ciclo demora um tempinho para se regular. Em geral, as menstruações dos primeiros 12 meses são irregulares e vão se ajustando com o tempo¹'².

Apesar de isso não ser motivo para grande preocupação, é importante levar essas informações na sua primeira consulta ao ginecologista após a menarca, para que ele possa descartar qualquer problema¹!

Sintomas da menstruação

            A primeira menstruação, em geral, costuma não ser dolorosa para a maioria das meninas. Mas, nos fluxos seguintes, é possível que algumas passem a sentir alguns sintomas3. Alguns dos mais comuns são:

            De todos eles, o principal é a cólica, também chamada de dismenorreia, que atinge mais de metade das meninas que menstruam³. Ela geralmente começa no primeiro dia do fluxo e pode durar apenas algumas horas e até mesmo dias³.

Entenda mais em O que é cólica menstrual e por que a sentimos?

Dicas de amiga

Para deixar a menina mais preparada para o seu primeiro ciclo menstrual, separamos algumas dicas que podem ajudar você na conversa. Por exemplo, é importante ela ter sempre na mochila absorventes e até uma calcinha extra, para caso a menstruação chegue sem aviso prévio.

Outra dica legal de passar é evitar roupas claras, para não ter transtornos caso vaze um pouco da menstruação. Ah, e lembre-a de não se preocupar se isso acontecer, OK? É supernormal – afinal, ela ainda não está acostumada com o tempo de troca e até em como colocar na calcinha o absorvente corretamente.

Por fim, uma garota prevenida vale por duas! Então nada melhor que contar com o app Sai Cólica no smartphone dela, assim ela acompanha e controla o calendário do seu ciclo menstrual! ❤

 

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33.

Referências:

1 - Bouzas, I; Braga, C; Leão, L. Ciclo menstrual na adolescência [Internet]. Adolescência & Saúde. 2010. [Disponível em: http://adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=237]

2 - Beznos, GW. Distúrbios menstruais [Internet]. RBM. 2002 [Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=2062&fase=imprime]

3 - Schmidt, E; Herter, LD. Dismenorreia em adolescentes escolares [Internet]. Adolesc. Latinoam. 2002. [Disponível em: http://principo.org/dismenorria-em-adolescentes-escolares-ellen-schmidt-md-e-lilia.html]