Quando a menstruação não vem, é bastante normal que nós fiquemos preocupadas, afinal, a primeira coisa que vem à cabeça é a possibilidade de uma gravidez ou então de algum problema no nosso ciclo. Apesar desse susto, às vezes essa ausência ou demora da menstruação tem a ver com alguma irregularidade do ciclo mesmo, como a amenorreia.

Quer saber melhor por que isso acontece? Veja então o que separamos para você entender o que é amenorreia, quais são os seus sintomas e como tratá-la!

O que é amenorreia?

A amenorreia é o nome que se dá para a ausência ou intervalo superior a noventa dias entre os períodos menstruais. Basicamente, o que acontece é uma alteração na secreção de hormônios pelo nosso corpo e que é bastante comum em mulheres com restrições alimentares, além de atletas e outras situações específicas¹.

Podemos classificar a amenorreia em dois tipos, que são:

Amenorréia primária

Pode ocorrer em meninas de 14 a 16 anos em fase de puberdade que ainda não menstruaram e não desenvolveram mamas, pelos pubianos ou passaram pelo estirão do crescimento. Mas também ocorre em adolescentes que já tiveram a maturação sexual completa, mas ainda não menstruaram¹,².

Amenorréia secundária

Esta costuma ocorrer em mulheres que já possuem ciclos menstruais regulares, mas apresentam ausência de menstruação por um período maior que três meses. Ou, então, em mulheres que tiveram apenas a menarca (primeira menstruação) e ficam sem menstruar por cerca de um ano e meio após¹,².

Saiba mais sobre: O que pode fazer a menstruação atrasar?

Por que isso acontece?

De forma geral, perda ou ganho excessivo de peso, baixo acúmulo de gordura corporal e má alimentação podem ser fatores relacionados à amenorréia. Além disso, fatores emocionais, como exposição a situações estressantes, e a prática de exercícios físicos intensos, são características das mulheres que apresentam esta disfunção¹,².

Como posso tratar a amenorreia?

A amenorreia pode ser evitada ou ter seus sintomas diminuídos com a regulação hormonal, o controle da alimentação e a correta administração dos exercícios físicos¹. Para 

todos esses casos, você deve procurar profissionais da saúde - médicos e nutricionistas - que farão um trabalho em conjunto, de acordo com o seu caso¹.

Saiba mais em: Por que as atletas não menstruam?

Agora que você já sabe o que é a amenorréia, os seus sintomas e o tratamento, pode ficar mais tranquila! Mas se ainda tiver mais dúvidas, estamos sempre a disposição para que você saiba tudinho sobre menstruação e outros assuntos, tanto aqui no site de Buscofem como no App Sai Cólica! <3

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. Por ser líquido, não demora para ser absorvido pelo organismo, promovendo o alívio 2x mais rápido que comprimidos. Seu formato em cápsula liquigel torna muito mais fácil de engolir, sem deixar nenhum sabor residual3! Para mais informações, consulte a bula de Buscofem!

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem (Ibuprofeno 400mg) é um medicamento analgésico em cápsulas Liqui-Gels®, composto por Ibuprofeno 400mg. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Junho/2018

 

Referências:

1 - Ribeiro SML, Santos ZA, Silva RJ, et al. Leptina: aspectos sobre o balanço energético, exercício físico e amenorreia do esforço [Internet]. Arq Bras Endocrinol Metab. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abem/v51n1/01.pdf.

2 - Beznos, GW. Distúrbios menstruais [Internet]. Moreira Jr Editora | RBM Revista Brasileira de Medicina. [Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=2062&fase=imprime]

3 - Mendes, GD; Mendes, FD; Domingues, CC; Oliveira, RA de; Silva, MA da; Chen, LS; et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol Ther. 2008