Os hormônios do ciclo menstrual

O ciclo menstrual é o período de tempo que vai desde o primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da menstruação seguinte. Geralmente, um ciclo tem a duração de 28 dias, mas esse tempo vai variar de acordo com cada mulher, podendo durar de 21 a 35 dias. Durante este período, diversas mudanças ocorrem no corpo feminino, e tudo isso graças aos hormônios do ciclo menstrual.

Os hormônios são produzidos em partes diferentes do corpo. A progesterona e o estrogênio, por exemplo, são produzidos nos ovários. Já o FSH, o LH e o GnRh são produzidos em duas regiões do cérebro, sendo estes dois primeiros na hipófise e o último no hipotálamo¹. Estes hormônios são responsáveis por coordenar cada ação no aparelho reprodutor durante o período menstrual. De acordo com a fase do ciclo, muda a influência de cada hormônio.

Como os hormônios funcionam

 Hormônio liberador de gonadotropina (GnRh)

Tudo começa no hipotálamo, que produz o hormônio liberador da gonadotropina (GnRh). O GnRh atua sobre a hipófise e ali ativa a produção de outros hormônios: o folículo-estimulante e o luteinizante¹.

♥ Hormônio folículo-estimulante (FSH)

Através da corrente sanguínea, o FSH chega nos ovários, onde estimula o amadurecimento dos óvulos. O FSH também é responsável pela produção de estrogênio.

♥ Estrogênio

O estrogênio, assim como o FSH, também estimula o amadurecimento dos óvulos. Este ainda “engrossa” a parede interna do útero, o endométrio.

No colo do útero, encontra-se um muco opaco e espesso, que impede a entrada dos espermatozoides. Pouco antes da ovulação, o estrogênio faz com que esta secreção fique mais fina e menos viscosa, para que os espermatozoides consigam passar pelo colo do útero e “nadar” até as tubas uterinas.

♥ Hormônio luteinizante (LH)

Regula a secreção de progesterona e controla o amadurecimento dos folículos, a ovulação – determina quando o óvulo mais maduro deve romper o folículo e sair do ovário – e a iniciação do corpo lúteo.

♥ Progesterona

Dentro do ovário, o folículo de onde o óvulo saiu se transforma no corpo lúteo. O corpo lúteo funciona como uma estrutura endócrina temporária que produz o hormônio progesterona². A ação da progesterona faz com que o muco que reveste o colo do útero volte a ficar impenetrável. Ela também estimula o crescimento do endométrio, que vai ficando mais espesso e mais esponjoso. Outra função da progesterona é preparar os seios para a lactação, sendo responsável pelo inchaço desses².

Quando não há fecundação…

Se o óvulo não é fecundado, o corpo lúteo se degenera. Os níveis de estrogênio e de progesterona caem, e assim o endométrio não consegue mais se sustentar dentro do útero. Então, ele começa a produzir prostaglandina, uma substância que fará o útero contrair para expulsar o endométrio na menstruação.

O aplicativo Sai Cólica ajuda você a acompanhar seu ciclo menstrual. Ele tem um calendário para você configurar conforme seu ciclo e ficar de olho. Também tem jogos superdivertidos para você se distrair quando as cólicas menstruais aparecerem. O app é gratuito tanto para iOS quanto para Android.

Geralmente, um ciclo tem a duração de 28 dias, mas esse tempo vai variar de acordo com cada mulher, podendo durar de 21 a 35 dias.

Referências:

1- PARDINI, DP. Alterações Hormonais da Mulher Atleta. Arq Bras Endocrinol Metab. 2001 ; 45 (4):343-351.
2- RODRIGUEZ, LMP. A atratividade facial feminina em função da etapa do ciclo menstrual [Tese]. Ribeirão Preto: USP; 2012.