Sintomas e dores pré-menstruais: como aliviar

Os sintomas pré-menstruais afetam várias mulheres todos os meses, trazendo dores, desconfortos e outras sensações ruins, que incomodam e atrapalham a vida cotidiana da gente¹. Na fase pré-menstrual, muitas mulheres podem sofrer uma variedade de desconfortos (muitos mesmo, até 150!) e se manifestam de forma variada e inconstante¹. A boa notícia é que também há alguns hábitos que ajudam a aliviar esses males!

Toda essa amplitude de desconfortos que podem afligir as mulheres durante este período, é compreendida quando analisamos as múltiplas e possíveis causas: deficiências de vitaminas, disfunções hormonais, mudanças nutricionais e até fatores psicossomáticos conseguem causar dores menstruais e outros sintomas².

Mas, claro que mesmo com todos esses sintomas, existem aqueles que são mais recorrentes² - e que por isso contam com mais formas de serem aliviados. Abaixo você confere quais são esses sintomas mais comuns e também dicas práticas e úteis de como fazer com que eles não compliquem tanto assim a sua vida!

Quais os principais sintomas que precedem ou acompanham as dores menstruais?

Alguns dos principais sintomas menstruais são as alterações de humor: nesse período é muito comum sentirmos irritação, termos mudanças rápidas de atitude, diminuição da tolerância, perda da paciência e até sintomas depressivos². Ou seja, aquela irritação e instabilidade emocional que a gente tanto sofre quando chegam aqueles dias do mês não são só “mimimi”!

Além disso, as dores menstruais são outras vilãs que insistem em incomodar em época de TPM. Quem nunca sofreu com dor de cabeça, dor nas costas, nos seios e as cólicas? Esses estão entre os sintomas mais comuns² no período menstrual e atrapalham muito a vida da mulherada. Por isso, conhecer algumas dicas de como aliviar essas dores pode ser muito útil.

Como aliviar as dores menstruais e as alterações de humor?

Praticar atividades físicas, principalmente exercícios aeróbicos (corrida, caminhada, bicicleta, por exemplo), ajuda muito a aliviar os sintomas menstruais e da TPM². Outra dica de ouro é repor certos nutrientes que ficam reduzidos no período menstrual². Inclua na sua dieta alimentos ricos em magnésio, manganês, vitamina B, vitamina E, ácido linoleico e cálcio, entre outros, que podem reduzir as alterações emocionais e de humor². Além disso, evitar o consumo elevado de carboidratos também ajuda²!

Já com a cólica menstrual, medicamentos têm se mostrado muitos eficientes em aliviar as dores da chamada dismenorreia². Então, já sabe né? Conte com a ajuda de Buscofem para mandar a cólica embora rapidinho!

Quer mais dicas para esses e muitos outros sintomas menstruais? Aqui na nossa seção de dicas você encontra muita informação sobre menstruação, TPM, endometriose, cólica e muito, muito mais!

Na fase pré-menstrual, muitas mulheres podem sofrer uma variedade de desconfortos (muitos mesmo, até 150!)

Referências:

1) Nogueira CWM, Silva JLP. Prevalência dos Sintomas da Síndrome Pré-menstrual. RBGO. 2000;22(6):347-351.
2) Melo NR, Giribela AHG, Giribela GRG, et al. Síndrome pré-menstrual. RBM. 2001;58:185-192.

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Página para maiores de 18 anos.