Verão desencanada com a menstruação

Ah, o verão! Os dias mais aguardados do ano, com certeza, são os dias quentes do verão. Usamos roupas mais curtas, de tecidos mais leves e fresquinhos. A calça jeans dá lugar aos biquínis, vestidos e saias rodadas. É quase impossível não se animar com os dias lindos de verão.

Nessa estação maravilhosa, nada vai impedir você de seguir sua vida normalmente. Nem mesmo a menstruação. Por isso, respondemos as às perguntas mais frequentes sobre o assunto, e temos as dicas certas para você aproveitar o verão livre de preocupações!

Posso tomar sol menstruada?

Claro que pode! O sol faz muito bem para o corpo, pois ativa a vitamina D, um nutriente essencial à saúde dos ossos¹. Você pode tomar sol de biquíni sem problemas, basta usar um absorvente com modelagem estreita ou mesmo um absorvente interno. A escolha é sua!

Se você estiver insegura, pode usar um shortinho. Não precisa sentir vergonha por estar menstruada, pois a maioria das mulheres passam por isso pelo menos uma vez por mês² e nem por isso deixam de tomar sol no verão.

Só não vale abusar da exposição e ficar horas deitada no sol sem passar protetor. Aí as consequências podem ser desde pele a vermelha à atéinsolação e câncer de pele³. E isso vale para todos os dias do ano, hein?

Posso entrar na piscina menstruada?

Essa é uma questão polêmica. Não faz mal à saúde, nem aumenta a cólica. Pelo contrário, tomar um banho de piscina pode ser muito relaxante⁴.

Se você decidir entrar na piscina, é muito importante ter cuidado, porque os absorventes externos não vão absorver o fluxo menstrual². O ideal é usar um absorvente interno e trocá-lo com frequência. Se você nunca usou, converse com sua mãe ou alguma amiga e com seu ginecologista a respeito dessa possibilidade.

A higiene pessoal fica comprometida?

Nos dias de muito calor, os cuidados com a higiene devem ser redobrados. Dias quentes e úmidos favorecem a reprodução de fungos e bactérias –, por isso, troque o absorvente regularmente e faça a higiene íntima pelo menos três vezes ao dia².

Não precisa tomar vários banhos, mas carregue lencinhos na bolsa naquelas ocasiões em que você vai passar o dia inteiro fora de casa. E o mais importante: nada de sair da piscina e ficar horas com o biquíni molhado no corpo!

Referências:

1- Mojab CG. Deficiência de Luz Solar e Aleitamento Materno (revisado em fevereiro/2011). Breastfeeding Abstracts. 2002; 22 (1):3-4.

2- Melo NR, Machado RB, Fernandes CB. Irregularidades menstruais: inter-relações com o psiquismo. Rev. Psiq. Clín. 2016; 33 (2): 55-59.

3- Castilho IG, Sousa MAA, Leite RMS. Fotoexposição e fatores de risco para câncer da pele: uma avaliação de hábitos e conhecimentos entre estudantes universitários. An Bras Dermatol. 2010; 85(2):173-8.

4- Biasoli MC, Machado CMC. Hidroterapia: aplicabilidades clínicas. RBM. 2006; 63(5):225- 237.