Buscofem®
Blister
Sim. Todo mês ela vem te visitar. E, geralmente, não está sozinha, uma vez que costuma vir acompanhada de cólicas abdominais, dor de cabeça, inchaço e alterações no humor. Estamos falando da menstruação¹.
Apesar de fazer parte da rotina de muitas mulheres, é comum que surjam dúvidas sobre ela. Por exemplo: quanto tempo dura? De onde vem o sangue? É possível engravidar estando menstruada?
Tendo isso em vista, trouxemos aqui um guia completo para esclarecer esses e outros questionamentos legítimos em torno desse fenômeno fisiológico.
Confira!
A menstruação é um fenômeno fisiológico que ocorre todos os meses no corpo da mulher. Trata-se de uma etapa importante do ciclo reprodutivo e consiste na descamação do endométrio, que é o tecido que reveste a parede interna do útero².
Quando a mulher ovula, a produção do hormônio estrogênio aumenta e faz com que o endométrio se torne mais espesso para acolher um possível embrião. No entanto, se o óvulo não for fecundado, não há razão para essa parede interna se manter espessa².
Então, ocorre o processo de descamação, que é quando o tecido endometrial se descola da parede uterina e é eliminado pelo canal vaginal durante o processo chamado de menstruação².
Veja também: O que causa endometriose?
São vários os sintomas que as mulheres podem experimentar durante a menstruação. Contudo, a quantidade e a intensidade podem variar de uma para outra. Porém, no geral, os principais sintomas são5:
Agora que você já sabe o que é menstruação e seus principais sintomas, que tal conferir respostas sobre outras dúvidas mais específicas?
Ela pode durar de 3 a 8 dias. O tempo varia de acordo com o ciclo menstrual de cada mulher. Para saber quando ela vai “descer” novamente, basta contar cerca de 28 dias depois do primeiro dia da menstruação anterior - considerando que você tenha um ciclo regular6.
Quando a mulher está menstruada, o corpo passa por algumas alterações físicas e emocionais. Ela pode se sentir mais cansada, indisposta e experimentar dores leves, moderadas ou intensas na cabeça, nas pernas, nas costas e na região abdominal – as cólicas na menstruação. Além disso, é comum que a mulher se sinta mais emotiva e/ou estressada, com oscilações frequentes no humor. Em algumas mulheres, pode surgir acne no rosto7.
Não. Nem todas as pessoas que menstruam sofrem dos sintomas da tensão pré-menstrual - a TPM. Porém, são raras as que estão imunes a esses desconfortos físicos e emocionais que resultam das alterações hormonais e comuns durante o ciclo menstrual. Estima-se que cerca de 20% das pessoas que menstruam não tenham TPM8.
O mais comum é que tenha uma cor amarronzada ou vermelho escuro, lembrando um tom de vinho². Isso acontece porque o sangue e o tecido endometrial são liberados aos poucos. Então, até ser completamente expelido pelo canal vaginal, esse material passa por um processo de oxigenação que interfere no tom da coloração - podendo ser um vermelho mais vivo ou mais escuro, aproximando-se do marrom e até mesmo do preto².
Na prática, quando a mulher menstrua, é porque ela já passou da fase de ovulação do seu ciclo reprodutivo, o óvulo não foi fecundado e o endométrio é expelido - uma vez que não há um embrião para ser acolhido no útero9.
Porém, apesar de raro, é possível sim que a mulher ovule nessa fase e, se tiver uma relação desprotegida, engravide9.
“Minha menstruação atrasou. Será que estou grávida?”. Não necessariamente. Vários outros fatores podem causar o atraso, como estresse ou doenças nos órgãos responsáveis pela produção hormonal. Caso isso aconteça com você, não hesite em consultar um ginecologista10.
A baixa temperatura da água e a pressão a qual o corpo da mulher é submetido quando está imerso podem inibir a menstruação. Porém, isso não significa que o ciclo menstrual tenha sido interrompido, inclusive, o material pode descer logo após sair da água11.
Não existe contraindicação para manter relações sexuais enquanto estiver menstruada - desde que você se sinta à vontade para isso12.
FAQ
Durante a menstruação, o tecido que reveste a parede interna do útero (endométrio) se descola após passar por um processo de espessamento para receber o óvulo fecundado. Como não houve fecundação, ele é expelido. Durante esse processo, que pode durar de 3 a 8 dias, a mulher pode experimentar sintomas, como dores de cabeça, nas pernas, nas costas, na região abdominal e pélvica - além de estresse, cansaço, variações no humor e alterações no apetite7.
Evite ficar por horas com o mesmo absorvente. Se possível, prefira um coletor menstrual. Não é recomendado utilizar duchinha do chuveiro para fazer a higiene íntima, pois isso pode remover a mucosa natural que protege o canal vaginal e desequilibrar a microbiota da região íntima13.
Se você procura um medicamento que gere alívio quase que imediato para as suas cólicas na menstruação, saiba que você pode contar com o Buscofem Cápsula Liqui-Gel™.
Isso porque a composição líquida das cápsulas faz com que o medicamento aja 2 vezes mais rapidamente que os comprimidos convencionais. A partir de 20 minutos, você já começa a perceber melhorias nas dores abdominais.
E mais: o Buscofem em cápsulas de gel vai além das cólicas. Ele ajuda a aliviar também as dores de cabeça, nas pernas e nas costas - que também são sintomas do período menstrual.
Os efeitos desse medicamento permanecem de 4 a 6 horas. Você pode encontrá-lo em caixas com 2, 10 ou 20 cápsulas.
O ibuprofeno é uma molécula que possui ação analgésica e anti-inflamatória contra as cólicas menstruais, dores de cabeça e no corpo.
Nas versões em cápsulas líquidas, a ação acontece a partir de 20 minutos após sua administração e permanece por 4 a 6 horas.
Blister
Adesivo térmico
Líquido