Buscofem®
Blister
Cólica antes da menstruação é uma experiência comum para muitas mulheres, que causa desconforto e, por vezes, preocupações¹.
As cólicas que precedem a menstruação estão intimamente ligadas aos processos biológicos do corpo feminino. Durante a fase lútea do ciclo menstrual, que ocorre após a ovulação e antes da menstruação iniciar, o útero se prepara para uma possível gravidez³.
É nesse período que as alterações hormonais se intensificam. A queda nos níveis de progesterona e o aumento da prostaglandina são fatores que contribuem para a contração do útero, o que resulta em dor e desconforto abdominal¹.
Quer entender melhor esse processo biológico e descobrir por que sentimos cólica antes da menstruação? Então continue a leitura!
Ao longo das próximas linhas, vamos mostrar também quantos dias antes da menstruação vem a cólica e qual Buscofem tomar para cólica.
A cólica antes da menstruação, conhecida como dismenorreia pré-menstrual, resulta de processos biológicos e mudanças hormonais que ocorrem no corpo durante o ciclo - especialmente durante a fase lútea, que segue a ovulação e precede a menstruação4.
Após a ovulação, os níveis de progesterona aumentam consideravelmente. Esse hormônio ajuda a preparar o revestimento do útero (endométrio) para uma possível implantação do óvulo³.
Se não houver a fertilização, os níveis de progesterona caem, o que sinaliza que a gravidez não ocorreu. A partir disso, inicia-se o processo de preparação para a menstruação².
Com a queda da progesterona, há um aumento na produção de prostaglandinas no revestimento uterino. Essas substâncias químicas estimulam a contração do músculo uterino, o que é necessário para expelir o revestimento “extra”².
Basicamente, essas contrações são as principais causadoras da cólica antes da menstruação. Quanto maior o nível de prostaglandinas, mais intensas tendem a ser as contrações e, consequentemente, as cólicas².
Durante essas contrações, o fluxo sanguíneo para o útero pode ser temporariamente reduzido, o que tende a intensificar a sensação de dor¹.
A privação de oxigênio nos tecidos uterinos devido à diminuição do fluxo sanguíneo pode acentuar as cólicas¹.
A intensidade das cólicas pode variar de mulher para mulher, a depender da sensibilidade individual às prostaglandinas e à dor. Fatores, como o histórico familiar, a presença de condições (como endometriose ou miomas) e até mesmo o nível de atividade física e estresse, podem influenciar a gravidade das cólicas pré-menstruais4.
Além das cólicas, muitas mulheres podem experimentar inchaço, dores nas costas, dores de cabeça e alterações de humor; sintomas influenciados pelas flutuações hormonais4.
Para gerenciar a cólica antes da menstruação, várias abordagens podem ser eficazes²:
O adesivo para cólica é um excelente aliado no alívio da dismenorreia. Para usá-lo, basta abrir a embalagem, remover a película protetora e aplicá-lo na parte interna da calcinha, na região inferior do abdômen5.
O calor gerado pelo contato com o ar ajuda a dilatar os vasos sanguíneos na área de aplicação, aliviar os espasmos musculares e reduzir as cólicas5.
Esses adesivos são finos, discretos e de fácil aplicação, o que proporciona alívio que pode durar até 8 horas5.
Convidamos você a conhecer o Buscofem HOT, um produto de tecnologia japonesa que se aquece automaticamente ao entrar em contato com o ar. Simples de usar, inodoro e extremamente confortável, oferece uma solução eficaz para o alívio das cólicas menstruais5.
As cólicas pré-menstruais podem acontecer alguns dias antes do início da menstruação. Em geral, muitas mulheres experimentam esse desconforto entre um e três dias antes da menstruação, embora isso possa variar de pessoa para pessoa4.
Durante esses dias, o corpo aumenta a produção de prostaglandinas em preparação para a menstruação, o que pode causar as contrações uterinas dolorosas².
Em alguns casos, as cólicas podem começar até uma semana antes da menstruação. Isso pode ocorrer devido a fatores individuais, como a sensibilidade à dor ou a intensidade das flutuações hormonais².
Para aliviar a cólica antes da menstruação, você pode contar com o Buscofem Cápsula Liqui-Gel™ como aliado6.
Esse medicamento tem como princípio ativo o ibuprofeno (400 mg), que é um poderoso anti-inflamatório não esteroide e que proporciona alívio quase que imediato para as suas dores - incluindo as dores de cabeça, nas costas e nas pernas, que também podem acometer as mulheres no período menstrual6.
A composição líquida das cápsulas faz com que o Buscofem aja 2 vezes mais rapidamente que os comprimidos convencionais. A partir de 20 minutos, você já percebe melhorias no seu desconforto6.
Os efeitos do Buscofem Cápsula Liqui-Gel™ permanecem de 4 a 6 horas6.
Você pode comprar o Buscofem Cápsula Liqui-Gel™ - para os seus fins previstos na bula6 - em farmácias e drogarias, tanto físicas quanto on-line.
Para adquirir esse medicamento, visite sua farmácia local e verifique se há disponibilidade.
Além disso, muitas farmácias oferecem a opção de compra on-line, em que você pode fazer o pedido do medicamento e recebê-lo em sua casa.
É importante comprar o Buscofem em locais autorizados e verificar a validade do medicamento antes de usá-lo6.
E lembre-se:
Buscofem. Ibuprofeno.
Indicações: tratamento dos sintomas de febre e dores leves e moderadas associadas a gripes e resfriados, dores de garganta, de cabeça, enxaqueca, de dente, nas costas, musculares, articulares e na região abaixo do umbigo, como cólicas menstruais. MS 1.7817.0892. Junho/2024.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA.
O ibuprofeno é uma molécula que possui ação analgésica e anti-inflamatória contra as cólicas menstruais, dores de cabeça e no corpo.
Nas versões em cápsulas líquidas, a ação acontece a partir de 20 minutos após sua administração e permanece por 4 a 6 horas.
Blister
Adesivo térmico
Líquido