Cistite intersticial: sintomas e estratégias de tratamento

Você já sentiu aquela sensação incômoda de urgência incontrolável para ir ao banheiro? Ou experimentou dores persistentes na região pélvica que parecem surgir do nada? Se sim, saiba que esses podem ser sinais de cistite intersticial¹.

Também conhecida como síndrome da dor na bexiga (SDB), essa condição afeta milhões de mulheres em todo o mundo e tende a ser ainda mais desafiadora durante o período menstrual¹.

Neste guia, vamos explicar o que é, quais as causas e os sintomas da cistite intersticial. Continue a leitura para conferir também como é feito o tratamento e quais medidas de autocuidado você pode adotar.

O que é cistite intersticial?

A cistite intersticial, que também é chamada de síndrome da bexiga dolorosa, é uma condição médica crônica que afeta a bexiga e as estruturas circundantes. Ela é caracterizada, principalmente, pela inflamação ou irritação do tecido que reveste a bexiga internamente, especificamente na camada mais profunda conhecida como "interstício"¹.

Quando o interstício fica inflamado ou irritado, ele pode causar uma série de sintomas desconfortáveis, os quais pontuaremos mais à frente neste guia².

Não existe uma causa definida para a cistite intersticial. Porém, é possível apontar alguns possíveis fatores associados a essa condição inflamatória, como¹:

  • lesões na camada protetora da bexiga, conhecida como glicocálix;
  • predisposição genética;
  • disfunção do sistema imunológico, em que células de defesa “atacam” erroneamente as células da bexiga;
  • hábitos alimentares, como o consumo excessivo de cafeína, álcool e alimentos ácidos ou picantes¹.

Quais são os sintomas de cistite intersticial?

Os sintomas da cistite intersticial podem variar de pessoa para pessoa no que se refere à gravidade e duração. Dentre os principais sinais, destacam-se²:

Dor pélvica e/ou na área

Mulheres com essa condição relatam dor pélvica - na região inferior do abdômen -, além de desconforto na área entre os órgãos genitais e o ânus².

Essa dor pode ser constante ou intermitente, leve a intensa e comumente descrita como uma sensação de queimação ou pontadas².

Urgência e frequência urinária

O aumento da frequência e da urgência urinária também é um dos sintomas. Ou seja: além de sentir que precisam fazer xixi mais vezes que o normal (frequência), essa vontade costuma surgir repentinamente e quase que de forma incontrolável (urgência), sendo necessário usar o banheiro imediatamente².

Dor durante a relação sexual

Durante a atividade sexual, especialmente quando há penetração, a mulher pode sentir dor, ocasionando não apenas desconforto físico, mas também emocional².

Sensação de pressão

Quem sofre de cistite intersticial pode experimentar uma sensação de pressão ou peso na bexiga, mesmo quando ela não está cheia².

Variação dos sintomas com o ciclo menstrual

É possível que os sintomas de cistite intersticial se intensifiquem durante o período menstrual. Isso pode ter relação com as flutuações hormonais comuns durante o ciclo, o que afeta a sensibilidade da bexiga e a resposta à dor².

Além disso, o estresse decorrente das cólicas menstruais e de outros desconfortos pode agravar os sintomas dessa inflamação².

Veja também: Quando é o período fértil? Saiba como funciona e aprenda a calcular

O que mais pode causar esses sintomas?

Esses sintomas que acabamos de citar podem ser associados a outras condições que podem dificultar o diagnóstico preciso, como:

  • Infecção do Trato Urinário (ITU), como a cistite bacteriana;
  • Síndrome da Bexiga Hiperativa (SBH), que não necessariamente envolve inflamação da bexiga;
  • Endometriose, condição em que o tecido que reveste a parede uterina interna cresce fora do útero5;
  • Síndrome do Intestino Irritável (SII), condição gastrointestinal;
  • Cálculos renais;
  • Lesões do assoalho pélvico4.

Tendo em vista que essas condições podem apresentar os mesmos sintomas que a cistite intersticial, é de extrema importância procurar um médico para uma avaliação completa e diagnóstico diferencial adequado4.

Qual é o tratamento para cistite intersticial?

O tratamento para cistite intersticial é individualizado e pode variar dependendo da gravidade dos sintomas e da resposta da paciente. Destacamos as principais abordagens³.

Medicamento para cistite intersticial

O tratamento pode envolver o uso de medicamento para cistite intersticial, como analgésicos, anti-inflamatórios e intravesicais (aplicado diretamente na bexiga)³.

Modificações na dieta

Alterações nos hábitos alimentares podem ajudar a reduzir a irritação da bexiga, como a eliminação ou redução da cafeína, álcool e alimentos picantes e ácidos³.

Autocuidados para cistite intersticial

Algumas medidas de autocuidado para cistite intersticial que você implementar são:

  • manter-se bem hidratada para diluir a urina;
  • evitar prender o xixi por muito tempo;
  • práticas de relaxamento para diminuir o estresse;
  • usar roupas confortáveis que não pressionem a área pélvica;
  • aplicar compressas frias ou mornas sobre a pélvis para aliviar a dor³.

Fisioterapia

A fisioterapia pode ser útil para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, melhorar o controle da bexiga e aliviar a dor6.

Chá para cistite intersticial

Embora alguns chás possam fazer bem para a saúde em geral, eles não são um tratamento comprovado para a CI. Porém, podem ajudar a controlar os sintomas3.

Alguns exemplos de chá para cistite intersticial são:

  • camomila ou hortelã: contribuem para a hidratação de relaxamento3;
  • gengibre ou açafrão: apresentam propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes3.

Cirurgia

Em casos raros e graves, em que a paciente não responde a outros tratamentos, a cirurgia pode ser considerada. Feita apenas em circunstâncias excepcionais, a operação consiste na remoção da bexiga (cistectomia) seguida de reconstrução do trato urinário (neobexiga)3.

Buscofem Cápsula Liqui-Gel: seu maior aliado contra as dores! 

Para aliviar as dores decorrentes da cistite intersticial e de qualquer outro desconforto habitual para as mulheres, como cólicas menstruais e dores nas pernas, costas e cabeça, saiba que você pode contar com o Buscofem Cápsula Liqui-Gel™ para ser seu aliado.

Tendo como princípio ativo o ibuprofeno, que é um poderoso anti-inflamatório não esteroide, essa nova forma faz com que o medicamento aja 2 vezes mais rapidamente que os comprimidos convencionais.

A composição líquida das cápsulas permite que você perceba significativa melhora nas suas dores a partir de 20 minutos. Os efeitos desse medicamento permanecem de 4 a 6 horas.

Você pode encontrar o Buscofem Cápsula Liqui-Gel™ nas farmácias e drogarias em blister com 2 ou caixas com 10 ou 20 cápsulas. E lembre-se:

Se dói nas mulheres, Buscofem! 

Buscofem. Ibuprofeno. 

Indicações: tratamento dos sintomas de febre e dores leves e moderadas associadas a gripes e resfriados, dores de garganta, de cabeça, enxaqueca, de dente, nas costas, musculares, articulares e na região abaixo do umbigo, como cólicas menstruais. MS 1.7817.0892. Abril/2022. 

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 

LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA.

Sobre o autor

Buscofem

O ibuprofeno é uma molécula que possui ação analgésica e anti-inflamatória contra as cólicas menstruais, dores de cabeça e no corpo.

Nas versões em cápsulas líquidas, a ação acontece a partir de 20 minutos após sua administração e permanece por 4 a 6 horas.

Conheça o autor

Se dói nas mulheres, Buscofem®

Embalagem de Buscofem gotas.

Buscofem® Hot

Adesivo térmico

SAIBA MAIS ONDE ENCONTRAR
Embalagem de Buscofem em cápsulas Liqui-Gels™.

Buscofem® Gotas

Líquido

SAIBA MAIS ONDE ENCONTRAR