Durante o mês de outubro há uma campanha cujo objetivo é divulgar e enfatizar a importância sobre a prevenção do câncer de mama: estamos falando do Outubro Rosa. Esse movimento lindo e de profundo amor e cuidado toma conta das redes sociais, fachadas de prédios, empresas, comerciais e campanhas na TV. Esse movimento lindo e de profundo amor e cuidado toma conta das redes sociais, fachadas de prédios, empresas, comerciais e campanhas na TV. No entanto, devemos lembrar que os cuidados e a observação com o próprio corpo devem ser constantes e que devemos incluí-los em nossa rotina.

Tocar o próprio corpo e reconhecer possíveis alterações é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher com a sua própria saúde e com o seu bem-estar. Não podemos esquecer que o câncer de mama, infelizmente, ainda é a segunda principal causa de óbitos em mulheres nas Américas.1

A prevenção começa com cuidados cotidianos em nosso estilo de vida, como uma alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares e o autoexame da mama. A detecção precoce do câncer de mama aumenta consideravelmente as chances de cura e, muitas vezes, a descoberta acontece através do toque.2 Para a realização do exame é importante que conheçamos detalhadamente essa parte de nosso corpo - como textura, tamanho e formato - pois isso facilitará a percepção de qualquer anormalidade.

O autoexame é recomendado para todas as mulheres acima dos 20 anos de idade e deve ser realizado uma vez por mês. A melhor época para realizá-lo é no sétimo dia logo após o início da menstruação; já para as mulheres que não menstruam mais, o ideal é que se escolha um dia por mês para fazê-lo.3 Apesar de ser um ato tão simples e rápido, devido à correria deixamos esse momento de extremo cuidado, carinho e atenção de lado.

 

Realizar o autoexame é muito simples:

  • Fique de pé em frente ao espelho e preste atenção em você, olhe as suas mamas e mamilos e verifique se existe alguma diferença entre eles. Depois, com a mão direita na mama esquerda, usando a polpa dos dedos, apalpe a região em movimentos circulares com uma certa pressão; o mesmo procedimento deverá ser feito na mama direita.
  • Durante o toque você deve ficar atenta a deformações ou alterações no formato das mamas, feridas ao redor dos mamilos, caroços nas mamas ou axilas e notar se há secreções nos mamilos.4

  • Caso você perceba qualquer alteração, não entre em pânico e não recorra à internet com o intuito de achar respostas.
     
  • É de extrema importância que você procure um médico de sua confiança para a realização de exames adicionais, pois o autoexame não substitui os exames médicos - pelo ao contrário, ele é apenas um grande aliado durante todo esse processo.

 

Assuma esse compromisso com você!

O autoexame é um grande ato de amor com o seu corpo e com a sua vida.

Se toque, se olhe, se ame!

Ah, e para o para o alívio das cólicas e outras dores menstruais, conte com o Buscofem. Por ser líquido, ele não demora para ser absorvido pelo organismo, promovendo o alívio 2x mais rápido⁵ que comprimidos. Seu formato em cápsula Liqui-Gel o torna muito mais fácil de engolir. Para mais informações, consulte a bula de Buscofem!

 

 

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Buscofem (Ibuprofeno 400mg) é um medicamento analgésico em cápsulas Liqui-Gels®, composto por Ibuprofeno 400mg. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Agosto/2019
Referências: 1- Ministério da Saúde, Blog da Saúde, Câncer de mama é a 2ª principal causa de morte entre mulheres nas Américas. Outubro, 2016. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/51888-cancer-de-mama-e-a-2-principal-causa-de-morte-entre-mulheres-nas-americas-diagnostico-precoce-e-tratamento-podem-salvar-vidas 2- HCor, Associação Beneficente Síria, Diagnóstico precoce aumenta chance de cura do câncer de mama, Revista HCor Saúde, Edição nº 19. Disponível em: https://www.hcor.com.br/materia/diagnostico-precoce-aumenta-chance-de-cura-do-cancer-de-mama/ 3- Gineco.com.br, Exames de Rotina - Autoexame das Mamas. Disponível em: https://www.gineco.com.br/saude-feminina/exames-de-rotina/autoexame-das-mamas/ 4- Gineco.com.br, Exames de Rotina - Autoexame das Mamas. Disponível em: https://www.gineco.com.br/saude-feminina/exames-de-rotina/autoexame-das-mamas/ 5- Mendes GD, Mendes FD, Domingues CC, et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers.Int J Clin Pharmacol. 2008; 46 (6), 309 – 318.