Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Todas nós sabemos que a primeira menstruação marca a vida de qualquer menina, uma vez que a partir desse episódio vira-se uma chave e alguns “problemas de mulher adulta” passam a fazer parte do nosso cotidiano.

Porém, o que pode ser novidade para alguns, é que esse “fenômeno” representa importantes mudanças — muitas vezes assustadoras — nas vidas de diversas mulheres ao redor do mundo.

E mesmo sendo um processo natural do corpo humano feminino, ainda existem culturas que enxergam a menstruação como algo místico, exótico e, até mesmo, impuro. Em alguns países, por exemplo, acredita-se que as mulheres ficam amaldiçoadas durante o período menstrual.

Tire as mãos do meu sushi

Apesar dos robôs e das diversas tecnologias de ponta, ainda acredita-se no Japão que a mulher quando está menstruada tem o seu paladar alterado e, por isso, em algumas regiões do país elas são proibidas de trabalhar em restaurantes na produção de sushis, pois corre-se o risco de que elas errem a receita¹.

O Japão, inclusive, foi o primeiro país a lançar uma legislação para a licença menstrual. Porém, as mulheres não usufruem do direito por temerem preconceito no ambiente de trabalho².

Menstruação e isolamento

Na Índia, onde a menstruação é vista como algo sujo e amaldiçoado, 1 em cada 5 meninas deixa a escola por esse motivo durante o período menstrual.

Os indianos acreditam que as mulheres quando estão menstruadas não devem tomar banho — o que prejudica ainda mais a vida social —, porém, a falta de higiene deixa esse período ainda mais difícil e desconfortável,  além de possibilitar o aparecimento de diversas doenças³.

O pano nosso de cada mês...

No Afeganistão — assim como na Índia — as mulheres não lavam as suas vaginas durante os dias de menstruação, pois existe uma crença de que isso poderá torná-las inférteis.

Uma pesquisa da Unicef realizada com garotas entre 12 e 18 anos, mostrou que 62% delas usam tiras de roupas no lugar de absorventes, pois como o assunto é um completo tabu, elas não podem sequer contar com a ajuda dos pais na compra do produto4.

Reze em casa

Em alguns lugares da África do Sul — onde a menstruação também é motivo de vergonha e onde o sangue menstrual é encarado como algo impuro — as mulheres durante a fase menstrual não podem encostar em imagens religiosas e, além disso, não é apropriado que entrem em templos durante esse período5.

Feitiçaria?

Embora aqui no Brasil as coisas pareçam um pouco melhor, saibam que nem sempre foi assim.

No século 18, por exemplo, as pessoas tinham a convicção de que o sangue da menstruação seria o principal ingrediente de poções usadas para enlouquecer as pessoas e também para matar bebês. Um absurdo, não é mesmo?6

Após algumas décadas as coisas evoluíram bastante por aqui, no entanto, ainda hoje as meninas falam “entre linhas” sobre a menstruação e, além disso, ainda repetem involuntariamente durante o período menstrual alguns costumes herdados das mães e avós que não possuem nenhuma comprovação científica, como o hábito de não molhar os cabelos e evitar andar descalça durante os dias de menstruação, onde acredita-se que esses hábitos podem potencializar as dores causadas pelas cólicas menstruais. 

Para o alívio das cólicas e outras dores menstruais, conte com o Buscofem®. Por ter cápsulas de liquigel, ele não demora para ser absorvido pelo organismo, promovendo o alívio 2x mais rápido7 que comprimidos. Seu formato em cápsula Liqui-Gel o torna muito mais fácil de engolir. Para mais informações, consulte a bula de Buscofem! 8

 

NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem (Ibuprofeno 400mg) é um medicamento analgésico em cápsulas Liqui-Gels®, composto por Ibuprofeno 400mg. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Outubro/2019

Referências: 1 - 9 Conceitos Absurdos sobre a menstruação ao redor do mundo: https://www.megacurioso.com.br/corpo-humano/73039-9-conceitos-absurdos-sobre-a-menstruacao-em-algumas-partes-do-mundo.htm  / 2 - Confira como é a lei sobre menstruação nos diferentes países:

https://oglobo.globo.com/economia/confira-como-a-lei-sobre-menstruacao-nos-diferentes-paises-20899913 / 3 - Depoimento: O tabu da menstruação na Índia:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/10/depoimento-o-tabu-da-menstruacao-na-india.html / 4 - Universa, UOL: Banho proibido, lonjura da cozinha e solidão: como é menstruar em 8 países: www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2019/05/29/banhos-proibidos-e-isolamento-como-e-estar-menstruada-nesses-8-lugares.htm / 5 - Revista Capricho, Editora Abril: 11 curioisidades sobre a menstruação ao redor do mundo: https://capricho.abril.com.br/vida-real/11-curiosidades-sobre-a-menstruacao-ao-redor-do-mundo/6 - Universa, UOL: 16 tabus sobre a menstruação ao longo da história: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2019/02/11/curiosidades-16-tabus-sobre-a-menstruacao-ao-longo-da-historia.htm?cmpid=copiaecola / 7 - Mendes GD, Mendes FD, Domingues CC, et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers.Int J Clin Pharmacol. 2008; 46 (6), 309 – 318. / 8 - Bula do paciente Buscofem® [Internet]. 19.fev.2019 [Acesso em 18.Mar.2019]. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=4278942018&pIdAnexo=10561726

"

"

"

"

"

"

"

"

"

"

"

"

"

ONDE COMPRAR ONLINE

Buscofem. ibuprofeno.
Indicações: tratamento dos sintomas de febre e dores leves e moderadas associadas a gripes e resfriados, dores de garganta, de cabeça, enxaqueca, de dente, nas costas, musculares, articulares e na região abaixo do umbigo, como cólicas menstruais. MS 1.7817.0892.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Fev/2021.
LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA.

Referência Consultada: 1. Bula do produto Buscofem. 2. *Mendes GD, Mendes FD, Domingues CC, et al. Comparative bioavailability
of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol. 2008; 46 (6), 309 – 318.