O nosso website utiliza cookies para lhe identificar e aprimorar a sua experiência de navegação.
Alguns cookies são necessários, outros são utilitários, analíticos ou de marketing. Ao continuar navegando, você concorda com os termos da nossa Política de Cookies.

Quem de nós nunca comprou algo sem precisar ou sequer gostar tanto assim? A gente sai para tomar um sorvete e acaba voltando para casa cheia de sacolas. Resistir às compras não é fácil – ainda mais “naqueles dias”, já que o ciclo menstrual pode afetar até nosso comportamento de compra. :(

Um estudo realizado com 653 mulheres, com idades entre 18 e 77 anos e em diferentes fases do ciclo menstrual, confirmou que as mulheres¹:
? Na fase ovulatória, preferem comprar itens relacionados à beleza feminina;
? Já na fase luteínica (pré-menstrual), são mais impulsivas ao comprar, mesmo sem preferência por determinada categoria de produtos¹.

As fases do ciclo menstrual

O clico menstrual é divido em quatro fases¹:
? Menstrual;
? Folicular (pós-menstrual e anterior à ovulação);
? Ovulatória;
? Luteínica (posterior à ovulação e pré-menstrual)¹.

Ao longo dele, recebemos e processamos informações de maneiras bem diferentes. Tudo por causa das complexas interações hormonais que acontecem em nosso organismo¹.

Por que preferimos produtos de beleza durante a fase ovulatória?

Nesta fase há aumento de estrogênios e de LH. O pico hormonal indica que a ovulação irá acontecer entre 24 e 36 horas e que o melhor momento para concepção é nas 48 a 72 horas anteriores e posteriores a este acontecimento¹.

Segundo teoria da Psicologia Evolutiva, as alterações desta fase estão relacionadas à fertilidade e ao acesso a parceiros que garantam a sobrevivência da espécie. Por isso, não é de se admirar que apresentemos preferência por produtos de beleza feminina, que incrementem nossa atratividade¹.

TPM e a impulsividade

Na fase pré-menstrual, o lado direito do cérebro da mulher – parte associada ao conhecimento intuitivo – se torna mais ativo. O comportamento de compra passa a ser mais impulsivo e excessivo, provavelmente como tentativa de neutralizar a ansiedade, irritabilidade e outras emoções negativas¹, típicas da TPM.

Para controlar a impulsividade e evitar gastos:

- Evite passar próximo as suas lojas preferidas;
- Ande somente com o valor em dinheiro que você realmente precisa;
- Caso precise fazer compras, estipule um valor para o necessário e o respeite;
- Para aliviar a ansiedade, foque sua energia em alguma atividade física, produtiva ou relaxante;
- Pense duas vezes antes de tomar qualquer decisão. ;)

Resistir às compras não é fácil – ainda mais “naqueles dias”, já que o ciclo menstrual pode afetar até nosso comportamento de compra.

Referência:

1) Afonso RMA. A influência do ciclo menstrual no comportamento de compra [Dissertação]. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; 2010.

ONDE COMPRAR ONLINE

Buscofem. ibuprofeno.
Indicações: tratamento dos sintomas de febre e dores leves e moderadas associadas a gripes e resfriados, dores de garganta, de cabeça, enxaqueca, de dente, nas costas, musculares, articulares e na região abaixo do umbigo, como cólicas menstruais. MS 1.7817.0892.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Fev/2021.
LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA.

Referência Consultada: 1. Bula do produto Buscofem. 2. *Mendes GD, Mendes FD, Domingues CC, et al. Comparative bioavailability
of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol. 2008; 46 (6), 309 – 318.