Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Quem de nós nunca comprou algo sem precisar ou sequer gostar tanto assim? A gente sai para tomar um sorvete e acaba voltando para casa cheia de sacolas. Resistir às compras não é fácil – ainda mais “naqueles dias”, já que o ciclo menstrual pode afetar até nosso comportamento de compra. :(

Um estudo realizado com 653 mulheres, com idades entre 18 e 77 anos e em diferentes fases do ciclo menstrual, confirmou que as mulheres¹:
? Na fase ovulatória, preferem comprar itens relacionados à beleza feminina;
? Já na fase luteínica (pré-menstrual), são mais impulsivas ao comprar, mesmo sem preferência por determinada categoria de produtos¹.

As fases do ciclo menstrual

O clico menstrual é divido em quatro fases¹:
? Menstrual;
? Folicular (pós-menstrual e anterior à ovulação);
? Ovulatória;
? Luteínica (posterior à ovulação e pré-menstrual)¹.

Ao longo dele, recebemos e processamos informações de maneiras bem diferentes. Tudo por causa das complexas interações hormonais que acontecem em nosso organismo¹.

Por que preferimos produtos de beleza durante a fase ovulatória?

Nesta fase há aumento de estrogênios e de LH. O pico hormonal indica que a ovulação irá acontecer entre 24 e 36 horas e que o melhor momento para concepção é nas 48 a 72 horas anteriores e posteriores a este acontecimento¹.

Segundo teoria da Psicologia Evolutiva, as alterações desta fase estão relacionadas à fertilidade e ao acesso a parceiros que garantam a sobrevivência da espécie. Por isso, não é de se admirar que apresentemos preferência por produtos de beleza feminina, que incrementem nossa atratividade¹.

TPM e a impulsividade

Na fase pré-menstrual, o lado direito do cérebro da mulher – parte associada ao conhecimento intuitivo – se torna mais ativo. O comportamento de compra passa a ser mais impulsivo e excessivo, provavelmente como tentativa de neutralizar a ansiedade, irritabilidade e outras emoções negativas¹, típicas da TPM.

Para controlar a impulsividade e evitar gastos:

- Evite passar próximo as suas lojas preferidas;
- Ande somente com o valor em dinheiro que você realmente precisa;
- Caso precise fazer compras, estipule um valor para o necessário e o respeite;
- Para aliviar a ansiedade, foque sua energia em alguma atividade física, produtiva ou relaxante;
- Pense duas vezes antes de tomar qualquer decisão. ;)

Resistir às compras não é fácil – ainda mais “naqueles dias”, já que o ciclo menstrual pode afetar até nosso comportamento de compra.

Referência:

1) Afonso RMA. A influência do ciclo menstrual no comportamento de compra [Dissertação]. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; 2010.

ONDE COMPRAR ONLINE

Buscofem. ibuprofeno.
Indicações: tratamento dos sintomas de febre e dores leves e moderadas associadas a gripes e resfriados, dores de garganta, de cabeça, enxaqueca, de dente, nas costas, musculares, articulares e na região abaixo do umbigo, como cólicas menstruais. MS 1.7817.0892.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Fev/2021.
LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA.

Referência Consultada: 1. Bula do produto Buscofem. 2. *Mendes GD, Mendes FD, Domingues CC, et al. Comparative bioavailability
of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol. 2008; 46 (6), 309 – 318.