Como aliviar a cólica menstrual? Descubra 5 maneiras!
A cólica menstrual ou dismenorreia (aquela dor na região do baixo-ventre) pode ser um verdadeiro incômodo no início do fluxo menstrual, especialmente para mulheres em idade jovem¹.
O que causa a cólica menstrual
Nas primeiras horas antes e durante o fluxo, há um aumento na liberação de prostaglandinas, substâncias que causam contração uterina e dor em forma de cólica (dor pélvica)²,³. Essa é uma das principais causas da dismenorreia primária que, diferente da secundária, não tem relação com alguma disfunção ou alteração física¹.
Entenda melhor as diferenças entre dismenorreia primária e secundária.
Apesar dos sintomas parecidos, a dismenorreia primária e a secundária são diferentes e podem ser facilmente identificadas por um ginecologista por meio do exame de toque³. E é ele quem pode indicar o tratamento mais adequado. Então, ao primeiro sinal de desconforto ou dor muito forte, busque orientação médica!
Como aliviar a cólica menstrual
Confira cinco maneiras de ficar mais confortável “naqueles dias”:
1 - Aplique calor na região
Uma forma bem simples e caseira de aliviar a dor pélvica é aplicar uma fonte de calor na região do baixo-ventre (entre o “pé da barriga” e a pélvis). Pode ser uma bolsa de água quente, uma compressa ou até mesmo um banho quentinho.
O importante é aquecer a região uterina. Isso estimulará a dilatação dos vasos sanguíneos e facilitará a metabolização das prostaglandinas, aliviando a contração muscular¹.
2 - Mantenha uma alimentação saudável
Uma dieta balanceada faz maravilhas ao nosso organismo e pode ajudar, inclusive, durante o ciclo menstrual. Uma simples mudança na dieta pode reduzir as dores da menstruação.
Reduza o consumo de alimentos gordurosos, sal, açúcar refinado e bebidas alcoólicas³,4. Vale, ainda, ingerir alguns alimentos como peixes, grãos, ovos, frutas e vegetais4.
3 - Pratique exercícios físicos
Sim, é isso mesmo! As atividades físicas aceleram a liberação de endorfina, o que melhora o fluxo sanguíneo pélvico e ajuda a amenizar os sintomas de dor³.
4 - Aposte nas terapias alternativas
Além de muito relaxantes, algumas terapias alternativas, como a massagem e a acupuntura, são de muita ajuda para aliviar os sintomas da menstruação. Elas podem agir diretamente no foco da dor, estimulando a circulação sanguínea e ativando as terminações sensoriais da pele, o que ajuda a reduzir a percepção de dor¹.
5 - Medicamentos para alívio da cólica
Você pode contar, ainda, com o auxílio de remédios para cólica, que possuem ação analgésica e anti-inflamatória, como o Ibuprofeno. Esse princípio ativo é um dos mais indicados para o tratamento da dismenorreia primária, pois inibe a produção de prostaglandinas no endométrio e alivia a dor de forma rápida e eficaz.
A cólica menstrual ou dismenorreia (aquela dor na região do baixo-ventre) pode ser um verdadeiro incômodo no início do fluxo menstrual, especialmente para mulheres em idade jovem.
Referências:
1. Diegoli MSC; Diegoli CA. Dismenorreia [Internet]. Rev Bras de Med. 2007. [Acesso em 21 de setembro de 2016]. Disponível em:
http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=3529
2. Bernardes J. Dor pélvica e dismenorreia [Internet]. Manual de Ginecologia da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia. 2009. [Acesso em 21 de setembro de 2016] Disponível em:http://www.fspog.com/fotos/editor2/cap_10.pdf
3. Acqua RD, Bendlin T. Dismenorreia. Femina. 2015; 43(6): 274-276.
4. Haidar MA; Dardes RCM; Navarro APCS. Como diagnosticar e tratar dismenorreia [Internet]. Rev Bras de Med. 2012. [Acesso em 21 de setembro de 2016]. Disponível em:http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=5273