Menstruação saudável: tire suas dúvidas
O ciclo menstrual consiste no período de tempo entre uma menstruação e outra, e é resultado de um processo complexo que está diretamente ligado à fertilidade da mulher. O sistema endócrino é o responsável por regular o ciclo menstrual. É formado por um conjunto de glândulas que produzem hormônios: o hipotálamo, a hipófise e os ovários, além do útero. Quando os óvulos não são fecundados, ocorre, então, a menstruação, e eles são eliminados pelo canal vaginal com o sangue e o material resultante da descamação da mucosa uterina.
♥ Qual é a duração normal da menstruação?
Um ciclo menstrual adulto dura em média 28 dias, podendo variar de 24 a 35 dias. Já o fluxo ou sangramento menstrual normalmente possui duração média de quatro a seis dias, podendo ter variações conforme o organismo.
♥ Como saber se a quantidade de sangue perdida é normal?
A cada ciclo menstrual, a perda média de sangue é de 30 a 80 ml. Na verdade, é difícil mensurar o fluxo menstrual e convertê-los em números. Por isso, o indicado é que fiquemos atentas. Quando superior a estes índices, a abundância de sangue é bastante perceptível pela mulher.
O cuidado é muito importante, pois esta grande quantia de sangue eliminada pode provocar anemia e problemas decorrentes disso. Caso perceba um volume anormal de sangue eliminado, busque orientação médica. Quando em grande quantidade, o sangue eliminado pode apresentar coágulos. A dica é que a mulher fique de olho nas características do seu sangramento.
♥ Quais devem ser as características do sangue?
Cor: Nos primeiros dias da menstruação e nos últimos momentos dela, sua coloração tende a ser escura: uma cor marrom bastante similar à cor de borra de café. Principalmente no fim do fluxo menstrual, a cor escurece, ficando com um tom de vinho. Geralmente, durante o meio da menstruação, o vermelho é vivo e forte. Para quem faz uso do anticoncepcional ou no caso de meninas que menstruam pouco, a tonalidade pode diferir. A menstruação fica de uma cor mais amarronzada. Mas, tudo bem! É algo completamente natural.
Odor: A menstruação tem um cheiro próprio, que resulta da mistura do cheiro da vagina (causado pela flora normal) e do sangue. Ficar atenta a possíveis mudanças no odor pode ajudar na percepção de alterações das bactérias que habitam a vagina. Buscar orientação especializada é importante nestes casos.
♥ E se houver alterações na menstruação?
Algumas das causas das alterações podem ser o uso de anticoncepcional ou condições que afetam as glândulas que modulam o processo menstrual. Caso a mulher pare de menstruar, há possibilidade da amenorreia (primária ou secundária) ser causada tanto por patologias quanto por gravidez, por exemplo. Assim, como nas demais situações citadas, o recomendável é marcar uma consulta com seu ginecologista para verificar e diagnosticar o que realmente está acontecendo.
Referência:
Murayama B. Conheça as características de uma menstruação saudável [Internet]. Site Minha Vida. [Acesso em: 01 out. 2014]. Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/materias/17054-conheca-as-caracteristicas-de-uma-menstruacao-saudavel>.