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O período menstrual influencia na força física da mulher?

Os exercícios físicos têm sido recursos usados para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O melhor desempenho durante as tarefas cotidianas é um dos benefícios. Com o hábito da atividade física é possível realizar afazeres do dia a dia com mais vigor e vivacidade, sem fadiga.

Cada vez mais mulheres estão fazendo treinamento de força como parte de seus programas de condicionamento físico. Grande parte da vida feminina se baseia em um ritmo e uma repetição similar do ciclo menstrual¹. Mas será que o período menstrual influencia no desempenho e na força física da mulher? Melhora, piora ou o que acontece?

  • Teste de força durante o período menstrual e pós-menstrual

Uma pesquisa foi realizada para descobrir justamente isso: as diferenças de força muscular em mulheres nos períodos menstrual e pós-menstrual. A amostra foi composta de 10 mulheres praticantes de musculação há mais de seis meses, com idade entre 18 e 23 anos. Todas possuíam um ciclo menstrual regular e não faziam uso de contraceptivos.

O teste de força foi aplicado durante e depois do período menstrual. Foi possível perceber que durante a menstruação as mulheres tiveram um aumento de 9,5% da força em relação ao período pós-menstrual, o que não é tão significativo. Já a força de resistência apresentou diferença significativa: foi maior durante o período menstrual e as participantes realizaram mais repetições do exercício de teste nesta fase.

  • Afinal, a fase menstrual melhora o desempenho físico, piora ou o quê acontece?

Embora o resultado do teste tenha mostrado melhora no desempenho durante o período menstrual, é tudo muito relativo. Levantamentos feitos em atletas femininas, por exemplo, afirmam que durante a menstruação suas performances declinam.

Não há um padrão geral em relação à capacidade das mulheres atingirem seus melhores desempenhos durante qualquer fase específica do ciclo menstrual. O que acontece é que o desempenho de algumas mulheres pode ser afetado pela fase de seu ciclo menstrual.

  • Se você pratica treinamentos físicos, continue!

Não se preocupe! Continue regularmente seus treinamentos físicos, mesmo durante a menstruação. Isso não lhe causará qualquer efeito adverso. Exercícios físicos trazem muitos benefícios à saúde.

E não desanime! Muitas mulheres já quebraram recordes atléticos mundiais independentemente das fases de seus ciclos menstruais. ;)

Foi possível perceber que durante a menstruação as mulheres tiveram um aumento de 9,5% da força em relação ao período pós-menstrual, o que não é tão significativo.

Referência:

1)Machado AH, Silva JD, Guanabarino R. Análise da força muscular em mulheres praticantes de musculação na fase menstrual e pós-menstrual [Monografia]. Brasília DF: Universidade Gama Filho.

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Buscofem. ibuprofeno.
Indicações: tratamento dos sintomas de febre e dores leves e moderadas associadas a gripes e resfriados, dores de garganta, de cabeça, enxaqueca, de dente, nas costas, musculares, articulares e na região abaixo do umbigo, como cólicas menstruais. MS 1.7817.0892.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Fev/2021.
LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA.

Referência Consultada: 1. Bula do produto Buscofem. 2. *Mendes GD, Mendes FD, Domingues CC, et al. Comparative bioavailability
of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol. 2008; 46 (6), 309 – 318.