Curiosidades

O que é mastalgia?

O que é mastalgia?

Mastalgia ou dor mamária é um sintoma bem frequente tanto em clínicas especializadas quanto nos atendimentos primários¹. Na maioria dos casos é primordial o esclarecimento sobre suas especificidades, assim como a tranqüilização da paciente¹. O que você sabe sobre essa patologia? Se não, quer saber mais? Continue lendo esse texto que vamos te explicar melhor <3



Desvendando a mastalgia



Mastalgia, mais conhecida como dor mamária, é um sintoma comum que afeta em torno de 70% de toda a população feminina¹. A primeira atitude a se tomar é ir a um consultório de mastologia para que o médico, o mastologista, faça um diagnóstico para identificar se a patologia de fato tem origem mamária ou extramamária². Assim, ele pode decidir estabelecer um tratamento farmacológico, ou não¹, pois, de modo geral, apenas 3% das pacientes com mastalgia requerem intervenções com medicamentos².



A mastalgia pode ocorrer durante anos, chegando até a menopausa, o que pode acabar interferindo nas atividades usuais da mulher¹. Também está entre as mais frequentes razões de consulta mastológica de modo geral¹. Com o crescimento do câncer de mama e a probabilidade de que a mastalgia seja um indicativo da doença na população, isso resulta no aumento de buscas para saber mais sobre a atuação da patologia¹.



Classificação



A mastalgia pode ser classificada em: cíclica, não cíclica e de causas não mamárias. Vamos conferir cada uma delas e suas especificidades¹.



Cíclica



Mais frequente a partir dos 30 anos, geralmente bilateral com ardência, mas também podendo ser unilateral e aguda, com propagação para axila e braço¹. Começa entre 7 a 10 dias antes da menstruação e termina no início dela, quando dá uma aliviada¹. É uma condição crônica que tende amenizar na menopausa¹. Em torno de 10-15%  de todas as mulheres possuem esse sintoma de forma agravada, o que interfere em sua vida normal¹.



Não cíclica



Mais comum a partir dos 40 anos, sua duração é menor e resposta espontânea em 50% das pacientes¹. Geralmente é unilateral, ocorre na parte superior das mamas e é relacionada com nódulos¹. Mas esse tipo de mastalgia não tem relação com o ciclo menstrual. Principais causas: adenose esclerosante, câncer, ectasia ductal e necrose gordurosa¹.



Não mamárias



As não mamárias geralmente se enquadram em: angina, colelitíase, costocondrites, síndrome de Tietze, radiculopatia cervical e trauma¹.



Outra sugestão muito interessante é o nosso app Sai Cólica! Por lá, você vai ter muitos jogos para passar o tempo enquanto estiver nos seus dias! Confira também a seção de dicas do site de Buscofem, perfeito para se informar sobre seu corpo! <3



Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. Por ser líquido, não demora para ser absorvido pelo organismo, promovendo o alívio 2x mais rápido que comprimidos. Seu formato em cápsula liquigel torna muito mais fácil de engolir! Para mais informações, consulte a bula de Buscofem!



NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS.



SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.



Buscofem (Ibuprofeno 400mg) é um medicamento analgésico em cápsulas Liqui-Gels®, composto por Ibuprofeno 400mg. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Outubro/2018



 



Referências:



1 - HENKE, RUARO, MIELE. Rev HCPA. Vol. 21, n. 2. Manejo da mastalgia. [Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/163865].



2 - NUNES, CONDE, SOUZA. Rev Bras Mastologia, 2011. Mastalgia cíclica: abordagem clínica. [Disponível em: http://www.mastology.org/wp-content/uploads/2015/06/MAS_v21n3_135-139.pdf].



3 - Mendes, GD; Mendes, FD; Domingues, CC; Oliveira, RA de; Silva, MA da; Chen, LS; et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol Ther. 2008

Outras dicas

VER MAIS DICAS