
Seios doloridos depois da menstruação: é normal?

Apesar de ser um dos sintomas mais comuns do período menstrual, a dor nos seios, também conhecida como mastalgia, costuma ser motivo de preocupação. Como essa dor é mais frequente no período pré-menstrual¹, senti-la depois que a menstruação vai embora pode ser o suficiente para pensarmos que há algo errado. Mas nem sempre esse é o caso. Entenda!
? Qual a relação entre seios doloridos e a menstruação?
A mastalgia cíclica, nome dado às dores nos seios no período menstrual, está relacionada com as mudanças hormonais que ocorrem no organismo da mulher durante o ciclo. Isso acontece porque, segundo alguns estudos recentes, a glândula mamária passa por modificações cíclicas da mesma forma que o endométrio, e isso causa algumas dores que vem e vão com a menstruação¹.
A mudança nos níveis de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, que é normal nesse período, faz com que as mamas fiquem mais sensíveis². Além disso, como ocorre um acúmulo de líquido na região, isso acaba causando alguns desconfortos, como sensação de peso e dor nos seios – que podem, inclusive, aumentar de volume³.
No entanto, a dor nas mamas é mais comum no período pré-menstrual (entre três e sete dias antes da menstruação) e costuma desaparecer com a chegada do fluxo, período em que as mamas voltam ao normal e o desconforto desaparece¹,³.
? É normal sentir dor no seio após a menstruação?
Como explicamos, na mastalgia cíclica os sintomas normalmente acabam com a chegada do fluxo; portanto, a persistência de dor pode ser um sinal de alerta. Mesmo quando não está relacionada com a menstruação, a dor nos seios costuma ser benigna e não requer tratamento, mas é importante estar atenta para a presença de nódulos ou lesões nas mamas³, que podem indicar a existência de algo mais grave.
Você consegue, ainda, aliviar as dores nos seios com algumas medidas simples, como:
♥ alterações na alimentação (com uma dieta livre de gorduras)³;
♥ uso de sutiã esportivo (que são mais confortáveis)³;
♥ aplicação de compressas frias³;
♥ prática de exercícios físicos³.
Se mesmo assim os sintomas persistirem ou se perceber outras anormalidades em relação às dores, o mais indicado é procurar o auxílio de um especialista. Uma informação importante é saber o período ideal para o exame das mamas. Esse período é a primeira fase do ciclo menstrual, ou seja, a primeira semana após o fluxo; essa simples informação evita que o exame de toque e a mamografia sejam afetadas pela dor ou pela densidade das mamas¹,³.
Apesar de ser um dos sintomas mais comuns do período menstrual, a dor nos seios, também conhecida como mastalgia, costuma ser motivo de preocupação.
Referências:
1)Luca LA, Gonçalves MF, Carvalho LR. Mastalgia cíclica pré-menstrual: placebo versus outras drogas.Rev Assoc Med Bras. 2006;52(4):265-9.
2)Kurbet S, Fonseca AM. Alterações funcionais benignas da mama: aspectos atuais (displasia mamária) [Internet]. Rev Bras Med. 2004 [Acesso em 30 Nov 2016]. Disponível em:http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=2569&fase=imprime
3) Nunes AR, Conde DM, Souza JA. Mastalgia cíclica: abordagem clínica. Rev Bras Mastologia. 2011;21(3):135-39.