Acupuntura no tratamento da cólica

A acupuntura é uma prática terapêutica criada há mais de dois milênios pela medicina oriental. Ela consiste na estimulação de locais anatômicos – os chamados pontos de acupuntura – através de agulhas metálicas muito finas que penetram na pele. A tradição chinesa defende que a acupuntura é capaz de ajustar canais energéticos do corpo – os meridianos – de acordo com equilíbrio de yin e yang. Já a medicina ocidental e moderna acredita que a técnica estimula a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. A acupuntura tem se mostrado um método muito eficiente na prevenção e no tratamento de doenças¹. Assim, a técnica vai se popularizando cada vez mais e atuando na abordagem das mais diversas enfermidades.

No tratamento das cólicas menstruais, a acupuntura já demonstrou respostas muito favoráveis². Além de diminuir as dores, a acupuntura ajuda a estabilizar o estado emocional, que sofre grandes oscilações durante o período da menstruação. Sabe-se que os sintomas da tensão pré-menstrual transcendem o físico, e acometem fatores psicológicos e comportamentais. Por isso, a principal vantagem desse tratamento alternativo é que a acupuntura visa o equilíbrio do organismo, trabalhando a paciente como um todo, e acrescentando a sua qualidade de vida e ao seu bem-estar. Além disso, a acupuntura não apresenta contraindicação nem efeitos colaterais².

A eficácia da acupuntura no tratamento da dismenorreia é atribuída ao fortalecimento da circulação do sangue e da energia vital. Assim, o organismo consegue inibir a produção de prostaglandinas. As prostaglandinas são substâncias responsáveis pelas contrações do útero durante a menstruação, ou seja, é a principal causa das cólicas menstruais. Além de amenizar consideravelmente as dores na região pélvica, a acupuntura tem outros efeitos muito positivos graças à sua ação que diminui o Sistema Nervoso Simpático, e aumenta o Sistema Nervoso Parassimpático, trabalhando, assim, uma melhora no humor e nos sintomas de ansiedade e irritabilidade da paciente. Por todos os benefícios que proporciona aos pacientes, a acupuntura é um método alternativo e complementar que cresce cada vez mais em aceitação e reconhecimento.

Deixar as dores menstruais de lado pode nem sempre ser fácil. Para te ajudar nessa tarefa, conte com o Sai Cólica, o aplivativo de Buscofem. Ele tem jogos superdivertidos para você se distrair, relaxar e esquecer a cólica menstrual. O app inda traz um calendário que você pode configurar conforme seu ciclo menstrual e acompanhar. O Sai Cólica está disponível gratuitamente para iOS e Android.

A acupuntura tem se mostrado um método muito eficiente na prevenção e no tratamento de doenças¹.

Referências

1) Kurebayashi LFS,  Freitas GF, Oguisso T. Enfermidades tratadas e tratáveis pela acupuntura segundo percepção de enfermeiras. Rev Esc Enfer. 2009; 43(4):930-936.

2) Mendes RC, Celestino TR. Utilização da acupuntura no tratamento da dismenorreia [Monografia]. Mogi das Cruzes: UMC; 2012.