Como aliviar dores menstruais
Embora a cólica esteja entre os principais sintomas da menstruação, ela não é a única dor que as mulheres podem sentir nesse período. Outros sintomas, como dores nas costas, nos seios e na cabeça, também são muito comuns e podem interferir bastante na rotina das mulheres durante a menstruação¹.
Ainda bem que já existem vários recursos com os quais podemos contar nesses momentos! Olha só as dicas que separamos para ajudar você dar adeus para as dores menstruais:
Dicas para aliviar dores menstruais
? Cólica menstrual
A dismenorreia, nome científico da cólica menstrual, é aquela dor abdominal baixo-ventre, que começa algumas horas antes ou no primeiro dia da menstruação, podendo permanecer por algumas horas e, em alguns casos, por até dois dias¹,².
Esse desconforto está associado ao aumento da produção de prostaglandinas, substâncias que induzem a contração do útero; e que atingem níveis elevados pouco antes e durante a menstruação¹,².
Algumas formas de aliviar a cólica menstrual, são:
- aplicar alguma de fonte de calor, como uma bolsa de água quente, na região do baixo-ventre¹;
- aplicar massagens relaxantes na região da dor¹, ²;
- fazer acupuntura¹,²;
- praticar exercícios físicos¹;
- mudar hábitos alimentares¹;
- usar medicamentos (conforme orientação médica)¹, ².
? Dores nas costas
Estudos recentes indicam que pelo menos metade das mulheres que sofrem com a dismenorreia também sentem dor na região lombar, conhecida como lombalgia –principalmente no primeiro dia da menstruação, quando o desconforto é mais intenso¹.
Como esta é uma dor relacionada ao ciclo, ela deve passar com o fim da menstruação. Portanto, o tratamento é o mesmo recomendado para o alívio de qualquer lombalgia e pode envolver medidas, como:
- repouso¹;
- aplicação de calor na região das costas¹;
- acupuntura¹,²;
- estimulação nervosa elétrica transcutânea².
? Dores de cabeça
A dor de cabeça que atinge mulheres no período menstrual é também conhecida como cefaleia ou migrânea menstrual. Esse quadro doloroso costuma acontecer principalmente entre os dois dias que antecedem a menstruação e os dois primeiros dias do fluxo³.
Pesquisas indicam que a dor de cabeça durante a menstruação acontece por causa da queda na produção de estrogênio pelo organismo feminino nesse período³. Para aliviar a cefaleia menstrual, o mais indicado é procurar auxílio médico, pois só ele poderá receitar o tratamento correto.
? Dores nos seios
Outro sintoma bastante comum durante a menstruação é a dor ou sensibilidade nos seios³. A mastalgia cíclica, termo utilizado para definir a dor na região mamária no ciclo menstrual, acontece geralmente um pouco antes da menstruação (podendo permanecer até o início do fluxo). Nesse período, a mulher pode sentir desconforto, sensação de peso nas mamas e até mesmo dores mais fortes4.
Como o nome indica, essas dores ocorrem de forma cíclica e geralmente desaparecem com a menstruação; portanto, muitas vezes não é necessário o uso de medicamentos4. Alguns truques que podem ajudar a aliviar a dor nos seios, são:
- usar sutiãs esportivos4;
- aplicar compressas frias na região4;
- evitar alimentos gordurosos4;
- praticar exercícios físicos4.
Viu só como é fácil aliviar essas dores menstruais? Colocando essas dicas em prática, você consegue passar pela menstruação livre de dores e sem estresse. <3
Outros sintomas, como dores nas costas, nos seios e na cabeça, também são muito comuns e podem interferir bastante na rotina das mulheres durante a menstruação¹.
Referências:
1) Ikeda, F; Salomão, AJ; Ramos, LO. Dismenorréia primária [Internet]. RBM. 1999. [Acesso em: 17 de novembro de 2016] Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=407
2) Oliveira, RGCQ; Silva, JC; Almeida, AF; Araújo, RC; Pitangui, ACR. TENS de alta e baixa frequência para dismenorreia primária: estudo preliminar [Internet]. ConScientiae Saúde. 2011. [Acesso em: 17 de novembro de 2016] Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/929/92923617020.pdf
3) Miziara, L; Bigal, ME; Bordini, CA; Speciali, JG.Cefaléia menstrual: estudo semiológico de 100 casos [Internet]. Arq Neuropsiquiatr. 2003. [Acesso em: 17 de outubro de 2016]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/anp/v61n3A/a13v613a.pdf
4) Nunes, AR; Conde, DM; Sousa, JA. Mastalgia cíclica: abordagem clínica [Internet]. Rev Bras Mastologia. 2011. [Acesso em: 17 de novembro de 2016] Disponível em: http://www.rbmastologia.com.br/wp-subtitle/uploads/2015/06/MAS_v21n3_135-139.pdf