Compressa quente para cólica

Das receitinhas caseiras que nossas mães nos ensinaram, essa é uma que está sempre no topo das listas quando o assunto é combater a cólica. Aplicar uma fonte de calor, fazendo uma compressa quente para aliviar as dores, por exemplo, é um método simples e muito eficiente¹. Basta esquentar uma bolsa térmica ou uma toalhinha umedecida, colocar sobre a região afetada, e pronto.

Esse procedimento é discreto e pode ser realizado em qualquer lugar, se for preciso, esteja você deitada na cama ou sentada na frente do computador, trabalhando. Antes de explicar o porquê da compressa quente, vamos relembrar de onde vem a cólica, chamada de dismenorreia¹. Bem, a cólica menstrual nada mais é que o nosso útero contraindo e pressionando os vasos e os nervos à sua volta¹ e é exatamente aí que a compressa quente vai atuar.

O calor que passa da compressa para o corpo tem como objetivo o tratamento e alívio imediato da dor durante a crise de cólica¹. Ou seja, não se trata de um tratamento definitivo, mas emergencial; sempre que você tiver cólicas menstruais pode recorrer a ela!

E mais, não precisa se preocupar com o que vai usar para fazer a compressa. Você pode usar uma bolsa de água quente, de gel ou até mesmo uma toalha quentinha. O que importa mesmo é a temperatura e o calor que você vai receber do objeto. As bolsas térmicas são mais práticas – muitas das que temos no mercado, hoje em dia, podem ser aquecidas até mesmo no micro-ondas! O melhor dessas bolsas é que elas podem ser levadas para qualquer lugar, até mesmo em viagens; basta esquentar e aplicar.

Quem não tiver a bolsa de água quente ou algo parecido em casa pode fazer sua própria compressa: pegue uma toalha bem macia e a umedeça com água quente, depois torça o excesso de água e coloque a toalha quentinha sobre a região afetada pela cólica. Fácil, não é? :)

Então, já sabemos: um método simples e acessível para todas as mulheres é a compressa quente. E ela funciona! Às vezes, a cólica é tão forte que se deve buscar outros recursos, aí vale combinar a compressa quente com outro tipo de tratamento, inclusive o repouso¹! E lembre que, se precisar, você pode contar com o alívio rápido de Buscofem®.

Aplicar uma fonte de calor, fazendo uma compressa quente para aliviar as dores, por exemplo, é um método simples e muito eficiente¹.

"NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CASO DE ÚLCERA, GASTRITE, DOENÇA DOS RINS OU SE VOCÊ JÁ TEVE REAÇÃO ALÉRGICA A ANTI-INFLAMATÓRIOS."

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Buscofem é indicado para o alívio das cólicas e outras dores menstruais. LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA*. Contraindicações: alergia ou intolerância aos componentes da fórmula, asma, pólipo nasal, inchaço ou urticária provocada por medicamentos, úlcera gastrintestinal, doenças graves do coração, fígado ou rins, desidratação, últimos 3 meses de gravidez e em gestantes sem orientação médica e crianças menores de 12 anos. MS - 1.0367.0159 - SAC 0800 701 66 33. Página para maiores de 18 anos.

Referências:

  1. Ikeda F, Salomão AJ, Ramos LO. Dismenorréia primária [Internet]. Rev Bras Med. 1999 [Acesso em 17 Nov 2016]. Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=407