Dor nas costas durante a menstruação
Você sabia que é normal sentir dor nas costas durante a menstruação? Isso mesmo! Além das cólicas e das emoções à flor da pele, a lombalgia - como é chamada cientificamente essa dor - também é um dos muitos sintomas do período menstrual¹.
Esta lombalgia ocasionada durante a menstruação não integra aquelas mencionadas como problema de saúde pública. Mas, como um processo hormonal e que acontece lá no abdômen, pode causar dor nas costas? A gente te explica!
Por que sentimos dor nas costas durante a menstruação?
No decorrer do período menstrual é normal sentirmos cólicas, geralmente localizadas no baixo-ventre - mas disso você já sabia, né? O que provavelmente você e tantas outras mulheres podem não saber é que, não raramente, essa dor pode irradiar para a região das costas e para as coxas¹.
A dor surge por causa da prostaglandina, uma substância natural do organismo. Na tentativa de eliminar o endométrio (uma camada uterina que engrossa nas outras fases do ciclo e é expelida na menstruação), a prostaglandina provoca contrações no útero, que causam tanto as cólicas quanto a dor nas costas2,3.
E como eliminar as dores nas costas do período menstrual?
O tratamento não medicamentoso para aliviar as dores nas costas pré-menstruais é, basicamente, como o tratamento para qualquer outro tipo de lombalgia. Repouso, calor local e acupuntura podem ser utilizados². Caso a dor seja muito intensa e recorrente - mesmo fora do período menstrual - procure o seu médico!
...a lombalgia - como é chamada cientificamente essa dor - também é um dos muitos sintomas do período menstrual¹.
Referências:
1) Ikeda F, Salomão AJ, Ramos LO. Como diagnosticar e tratar dismenorreia primária. RBM [Internet]. [acesso em 2016 abril 28]. Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=407.
2) Oliveira RGCQ, Silva JC, Almeida AF, et al. TENS de alta e baixa frequência para dismenorreia primária: estudo preliminar. ConScientiae Saúde. 2012; 11(1): 149-158.
3) Rodrigues AC, Gala S, Neves A, Pinto C, et al. Dismenorreia em adolescentes e jovens adultas: prevalência, fatores associados e limitações da vida diária. Acta Med Port. 2011; 24(S2): 383-392.