TPM e dor nos seios têm relação?

Você sabia que TPM e dor nos seios têm relação? Isso mesmo! O período pré-menstrual é repleto de alterações e sintomas - desde cólicas menstruais e dores de cabeça, até seios inchados e doloridos¹. Mas por que isso acontece? E como diminuir esses incômodos? Confira as dicas que preparamos para te ajudar!

Entenda a TPM e os seus sintomas

A TPM é uma síndrome pré-menstrual comum em muitas mulheres. São mais de 150 sintomas já descritos por especialistas, sendo a cólica menstrual e a dor nos seios alguns deles. Esses sintomas costumam surgir de 10 a 14 dias antes da menstruação e desaparecem com o início do sangramento.

Além disso, os sintomas da TPM não estão associados a causas orgânicas, ou seja, a síndrome não é, tecnicamente, considerada doença - a menos que os seus sintomas sejam tão intensos ao ponto de interferirem no dia a dia da mulher¹.

Seios inchados e doloridos no período pré-menstrual

Muitas mulheres ficam preocupadas com esse sintoma e acreditam que possa se tratar de um câncer de mama. Mas, fique calma: ficar com seios inchados e doloridos na TPM é comum, sendo um dos sintomas mais recorrentes no período pré-menstrual.

Cientificamente chamada de mastalgia cíclica, essa dor é mais comum em jovens no período fértil, ocorrendo uma diminuição ao longo dos anos, até desaparecer durante a menopausa. Geralmente acompanhada de cólicas menstruais, inchaço e sensação de ganho de peso, a dor nos seios acontece devido a diversas alterações fisiológicas que são naturais do período de TPM1,2.

Relação entre a TPM e a dor nos seios

Segundo especialistas, a ação dos hormônios estrogênio, estradiol e progesterona é a causadora das dores nos seios durante o período pré-menstrual.

O que acontece é que, durante esse período, o corpo passa a reter líquidos e, além disso, o deslocamento desses líquidos dentro do organismo fica facilitado. Devido a esses efeitos que alguns hormônios têm no corpo durante o período pré-menstrual, uma grande quantidade de água acaba indo para as mamas. Isso aumenta o seu volume e, consequentemente, causa dores nos seios, sensação de inchaço e aumento de peso³.

Como evitar as dores nos seios e o inchaço da TPM?

Apesar de ser um processo natural e ao qual toda mulher em período pré-menstrual está suscetível, existem alguns fatores que podem agravar esses sintomas. Portanto, para evitar a dor nos seios, evite também:

- Estresse emocional
- Chocolates e achocolatados
- Refrigerantes (principalmente aqueles à base de cola)
- Chás preto e mate
- Café
- Coco³

Caso a dor nos seios ou outros sintomas da TPM sejam muito intensos, procure um especialista. Lembre-se de que a prevenção é sempre o melhor tratamento contra qualquer problema que envolva a sua saúde.

O período pré-menstrual é repleto de alterações e sintomas - desde cólicas menstruais e dores de cabeça, até seios inchados e doloridos¹.

Referências:

1) Nogueira CWM, Silva JLP. Prevalência dos Sintomas da Síndrome Pré-menstrual. RBGO. 2000; 22(6):347-51.

2) Luca LA, Gonçalves MFVS, Carvalho LR. Mastalgia cíclica pré-menstrual: placebo versus outras drogas. Rev. Assoc. Méd. Bras. 2006;52(4):265-9.

3) Nunes AR, Conde DM, Sousa JA. Mastalgia cíclica: abordagem clínica. Rev. Bras. Mastologia. 2011;21(3):135-39.